UPA

Médicos da UPA Olinda denunciam ameaça de redução de quadro de plantonistas

Segundo os profissionais, a ameaça estaria sendo feita pela administração da UPA

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 21/01/2020 às 12:29
Foto: Divulgação/Simepe
Segundo os profissionais, a ameaça estaria sendo feita pela administração da UPA - FOTO: Foto: Divulgação/Simepe
Leitura:

Médicos que trabalham na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Gregório Bezerra, localizada na Cidade Tabajara, em Olinda, realizaram um protesto no local, na manhã desta terça-feira (21). Segundo os profissionais e o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), existe uma ameaça de redução de quadro profissional por parte da direção da UPA. Os médicos plantonistas exibiram faixa, cartazes e distribuíram carta aberta à população. 

Os profissionais alegam que com o grande volume de pacientes, a redução do quadro pode gerar maior demora para o atendimento e piorar o acesso da população aos serviços de urgência. 

Segundo Fernando Junior, diretor executivo do Simepe, a Fundação Professor Martiniano Fernandes (Imip Hospitalar), responsável pela administração da UPA Olinda, decidiu por conta própria reduzir o número de médicos. A Fundação obriga os médicos plantonistas a se ausentarem do plantão para realizar transferência de pacientes já que o serviço não conta com um médico específico para acompanhar o procedimento.  

De acordo com o secretário geral do Simepe, Tadeu Calheiros, a situação foi denunciada ao Conselho Regional de Medicina (Cremepe), à Secretaria Estadual de Saúde (SES) e também foi levada ao Ministério Público Estadual (MPPE). 

Nova reunião deliberada pela categoria

Na próxima quinta-feira (23), às 17h, a categoria se reunirá, na sede do Simepe, no bairro da Boa Vista, Área Central do Recife e decidiu intensificar a mobilização, além das ações de informação aos pacientes e moradores das áreas do entorno da unidade.

Últimas notícias