FERNANDO DE NORONHA

Reforma do Porto de Santo Antônio, em Fernando de Noronha, é entregue

Além da reforma, um equipamento foi entregue a um hospital de Fernando de Noronha

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 23/01/2020 às 20:57
Fotos: Hélia Scheppa/SEI
Além da reforma, um equipamento foi entregue a um hospital de Fernando de Noronha - FOTO: Fotos: Hélia Scheppa/SEI
Leitura:

Nesta quinta-feira (23), foi entregue a reforma das estruturas do Porto de Santo Antônio, em Fernando de Noronha. Ao todo, foram feitos investimentos que giram em torno dos R$ 6 milhões. Na obra, foram feitos serviços de recuperação, requalificação e reforço do cais de atracação/comercial, terminal de passageiros e elementos de apoio, como flutuante, rampa e passarela de acesso.

O governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), esteve presente na reinauguração e destacou a importância das melhorias estruturais feitas no Porto de Santo Antônio. “É uma ilha em favor do desenvolvimento sustentável, das boas práticas. Estamos buscando fazer melhorias e dotá-la de uma infraestrutura mais adequada. O Porto é um símbolo muito importante e, hoje [quinta, 23], conseguimos entregar a reforma realizada com as técnicas mais modernas de engenharia, levando em consideração as peculiaridades do arquipélago, as mudanças climáticas e as condições ambientais”, ressaltou.

Segundo o administrador da ilha de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha, essa era uma reforma muito esperada para atender às necessidades do local. “Essa demanda atende a uma necessidade muito grande da Ilha, tanto na questão turística com esse terminal de passageiros novo, quanto no atendimento à própria economia da Ilha. Nós temos um novo terminal de cargas completamente seguro e com a tecnologia mais moderna possível de engenharia. Também melhoramos o flutuante, impondo uma nova tecnologia, sem contato com o mar e sem risco de ser danificado”, argumentou.

O gestor do Porto de Santo Antônio, Fernando Cavalcante de Oliveira, também comentou a intervenção. “Para os moradores e para os turistas, foi uma obra de extrema importância. Toda essa estrutura a gente não tinha antes. Tudo novo, bem padronizado. Antes, atracava um barco, no máximo dois. Hoje, conseguimos operar com três a quatro embarcações de porte pequeno. Diminuiu o tempo de embarque e a capacidade de embarque aumentou”, explicou o gestor. Segundo ele, cada embarcação leva de 60 a 80 pessoas.

A reforma teve a aprovação dos profissionais que dependem do porto para trabalhar. Yan Costa faz passeios com canoa e falou um pouco mais sobre isso. “Esse fato aqui do melhoramento do Porto melhorou a questão da infraestrutura do local e as operações, já que o fluxo de pessoas que vêm para Noronha e que fazem passeios é muito grande. Uns 80% praticam atividades aquáticas, e com o Porto hoje estando ajustado para isso, a gente vai conseguir dar um conforto melhor para o pessoal que vem”, comentou. De acordo com ele, o passeio de canoa é feito pela manhã, em duas operações, com 20 a 30 pessoas por vez.

Saúde pública

Além da entrega da reforma do Porto de Santo Antônio, a saúde também foi beneficiada. É que o Hospital São Lucas, que é responsável por dar assistência à população de Fernando de Noronha e aos turistas que passam pela ilha todos os dias, recebeu um aparelho de ultrassom de desempenho avançado. O equipamento que custa R$ 127 mil foi adquirido por meio de emenda federal, e permite a realização de ecocardiograma, que é um exame avaliativo do funcionamento do coração. Ele vai auxiliar no diagnóstico de quadros clínicos nas especialidades de cardiologia, ginecologia, vascular e obstetrícia.

O secretário de Saúde, André Longo, explicou que a chegada do aparelho à Ilha vai gerar economia para o Estado e mais precisão no diagnóstico de doenças. “Fernando de Noronha tem uma atenção especial por parte do Governo do Estado pela questão geográfica. É estratégico dotar o Hospital São Lucas com aparelhos que possam dar diagnósticos, evitando o deslocamento desnecessário através de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ou salvamento aéreo. Além disso, vai propiciar à população da Ilha uma série de exames que ajudarão no diagnóstico e na prevenção de patologias”, observou.

O Hospital São Lucas, além dos atendimentos de emergência, também realiza serviços ambulatoriais, oferecendo serviços em diversas especialidades, como pediatria, ginecologia, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional. Por mês, cerca de 1.260 pacientes são atendidos nos ambulatórios e o hospital realiza, todo mês, uma média de 2.100 exames.

Últimas notícias