Folia

Moradores cobram segurança no Carnaval da Cidade Alta de Olinda

Há um muro escorado na Rua Prudente de Moraes e passarelas e brinquedos quebrados no Sítio de Seu Reis

Cleide Alves
Cadastrado por
Cleide Alves
Publicado em 14/02/2020 às 17:25
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Há um muro escorado na Rua Prudente de Moraes e passarelas e brinquedos quebrados no Sítio de Seu Reis - FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Leitura:

A uma semana da abertura oficial do Carnaval, moradores do Sítio Histórico de Olinda chamam a atenção para problemas de segurança em focos de folia no bairro do Carmo. Na Rua Prudente de Moraes, há um muro rachado e amparado por escoras de madeira desde fevereiro de 2019. E no Sítio de Seu Reis, pólo de animação infantil, com festas programadas para este sábado (15/02), as passarelas sobre o lago encontram-se quebradas e um dos brinquedos está destruído e enferrujado.

“Estou bastante preocupada com a situação, isso é muito sério”, declara Ana Rosa Costa, residente no Carmo. “É o segundo Carnaval com o muro escorado na Prudente de Moraes e ninguém faz nada, uma multidão sobe essa ladeira no Carnaval, não se pode arriscar a vida da comunidade”, destaca Ana Rosa. A artista plástica Ivone Mendes mora na Prudente de Moraes e faz igual observação.

Segundo ela, motoristas evitam estacionar no local e agremiações carnavalescas estão desviando o percurso pela Rua do Bonfim, com receio de acidentes. “Todo mundo está com medo de o muro desabar, minha casa que é inteira treme quando um bloco passa, imagine uma construção rachada”, observa Ivone Mendes. “Um ano se passou e ninguém tomou providência, é complicado isso”, reforça.

 Muro na Rua Prudente de Moraes. Foto: Felipe Ribeiro

O muro avariado pertence ao casarão de número 281, ocupado pelo Consulado do Uruguai há 19 anos. De acordo com o cônsul Rodrigo Carneiro Leão o muro cedeu e rachou porque a caixa de coleta de águas pluviais, instalada sob a calçada, arriou. “A Prefeitura é responsável por essa situação, há seis meses ela ficou de mandar equipes para fazer vistoria”, declara o cônsul.

Ele disse que vai aguardar mais dois meses e se nenhum reparo for iniciado pela prefeitura o consulado pretende acionar o Ministério Público Federal. “O problema aconteceu no fim de fevereiro do ano passado (2019), nós fizemos o escoramento, o muro está com a proteção há um ano e não vai cair a qualquer momento”, afirma Rodrigo Carneiro Leão.

O secretário-executivo de Defesa Civil de Olinda, coronel Manoel Cunha, informa que o município ainda não sabe o que teria provocado o acidente. “O calçamento afundou e o muro cedeu, pode ter sido o escoamento da água pluvial ou uma depressão no terreno da casa”, declara. “Os estudos ainda estão sendo elaborados para definir a obra necessária”, diz ele.

Antes da abertura do Carnaval, acrescenta, a Defesa Civil deverá reforçar o escoramento do muro e isolar o trecho da calçada com tapumes para evitar danos aos foliões.

Sítio

Ana Rosa Costa também destaca avarias nas passarelas dos lagos no Sítio de Seu Reis, uma das áreas públicas que formam o Parque do Carmo, na entrada da Cidade Alta. Ela faz caminhadas no local e alerta para risco de ferimentos em foliões no Carnaval. “As pontes estão desabando e os laguinhos estão quase sem água, vi peixes mortos e outros enganchados na lama, com a boca para fora, tentando respirar”, lamenta.

 Brinquedo quebrado e enferrujado. Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Segundo a diretora especial de Manutenção Urbana de Olinda, Kelly Brito, a prefeitura está ciente da deterioração dos equipamentos e começou a tomar providências. Mas não há previsão para o início dos trabalhos. “Estamos fazendo cotação para fechar o orçamento e contratar a empresa que executará os reparos, é um processo demorado”, avisa Kelly Brito.

A ação de curto prazo é limpar os lagos e interditar equipamentos que oferecem risco. Nesta sexta-feira (14/02) pela manhã, garis retiraram lama, lixo e plantas mortas dos espelhos d’água. “Há vazamento no lago e estamos fazendo estudos para a manutenção”, diz Kelly Brito.

Últimas notícias