QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Programação de Olinda e Recife para quem não quer se despedir do Carnaval

Nesta quarta, só se despede do Carnaval quem quer. Para os foliões quem ainda têm pique, não faltam blocos e shows

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 05/03/2019 às 21:00
Foto: Felipe Ribeiro/ JC Imagem
Nesta quarta, só se despede do Carnaval quem quer. Para os foliões quem ainda têm pique, não faltam blocos e shows - FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/ JC Imagem
Leitura:

Para muitos foliões a quarta-feira de cinzas pode até ser ingrata, mas para quem ainda tem pique, o Carnaval só acaba na quinta-feira. Depois de quatro dias de folia, ainda tem bloco saindo na rua e gente animada querendo aproveitar até o último minuto. Em Olinda, enquanto uns se despedem das ladeiras, outros acordam cedo para recarregar as energias no Bloco Munguzá de Zuza Miranda e Thaís. De lá, todos seguem bem alimentados para o tradicional Bacalhau do Batata, que colore o dia em Olinda desde 1962. No Recife e em Paulista também não faltam Bacalhaus para quem recusa se despedir dos festejos.

Em frente à Igreja da Sé, em Olinda, a quarta já amanhece ao som de muito frevo. Pelo 24º ano, o Munguzá de Zuza Miranda e Thais agita os foliões a partir das 7h. A promessa é que sejam distribuídos dois mil litros de mungunzá enquanto o público aguarda a saída Bacalhau do Batata, por volta das 10h. Quem anima o bloco é a Orquestra do Munguzá. Passistas, Malabaristas e Bonecos Gigantes também foram convidados para este café da manhã reforçado. E para os mais guerreiros, tem premiação especial. Mas, a competição não é nada fácil: subir a ladeira da Sé correndo. A Corrida dos Monstros já é tradição no Munguzá e quem conseguir o primeiro lugar ganha R$ 300.

Por volta das 9h30, Zuza Miranda e Thais dão a vez ao Bacalhau do Batata, bloco que há cinco décadas alegra as tão melancólicas quartas de cinzas. O cortejo sai do Alto da Sé, segue pela Rua do Bonfim, pelos Quatro Cantos e percorre todo o Sítio Histórico ao som de muito Frevo.

O bloco foi criado pelo garçom Isaías Ferreira da Silva, conhecido como Batata, que, por trabalhar durante todo o Carnaval, encontrou na quarta-feira a oportunidade de não se despedir da festa de momo sem brincar ao menos um dia. Apesar de o fundador ter falecido em 1993, a tradição continuou na família. “Ele sempre pediu que nunca deixássemos o Bacalhau do Batata morrer e é isso que estamos fazendo. É uma tradição que vêm passando de geração em geração na nossa família e que faz todo o trabalho valer a pena”, registra Fátima Araújo, atual presidente do bloco.

Em Águas Compridas, também em Olinda, tem o Bacalhau do Verdura, bloco criado há 24 pelo motorista José Gomes, mais conhecido como Verdura. O Trio Mania vai arrastar os brincantes ao som do artista Marquinhos Balada. A saída está marcada para 14h, em frente à sede do Bacalhau do Verdura, na Estrada de Águas Cumpridas, nº 411.

E não faltam Bacalhaus querendo esticar os festejos. No Recife, por exemplo, também tem Bacalhau. No mercado da Boa Vista, quem reina é Bacalhau na Vara, a partir do meio-dia. Este ano, quem anima a festa por lá são os cantores Ava Guimarães e Tiago Paiva. Em Paratibe, Paulista, também tem Bacalhau na Vara. Lá, 10 trios comandam a festa, que homenageia os 50 anos do bloco. A música fica por conta do Maestro Spok, banda A Favorita e outras atrações.

No final do tem festa em Olinda de novo. À tarde, Mestre Ana Lúcia do Coco e a Orquestra Contemporânea de Olinda encerram os festejos no Polo do Carmo, em Olinda. No bairro de Peixinhos também tem programação. Lá, os foliões se despedem do Carnaval com Família Salustiano, Nadia Maia e diversas agremiações. Às 19h tem o 19º Encontro de Afoxés de Pernambuco, no Largo do Guadalupe.

Programação Olinda:

- Polo Carmo:
Mestra Ana Lúcia do Coco
Orquestra Contemporânea de Olinda
Zuza Miranda e Thaís
Black
Cascabulho

- Peixinhos:
Família Salustiano
Cortejo Transamazonica/ Areal
A Bela da Tarde e Seus Bonecos Gigantes
Cia Acauã do Frevo
Cia Frevança
Orquestra do Mestro Junior
Orquestra Beberibe
Sutaki do Samba
Maracatu Nação Maracambuco
Pitombeira
Jorge Riba
Nádia Maia
Jefersson Rouche

Os irresponsáveis

O Bloco Os Irresponsáveis É Quem Pode, que já tem 38 anos, quer levar 500 mil pessoas para a folia no bairro do Arruda. Para os ansiosos, a farra já começa às 7h com um café da manhã reforçado. A concentração só começa de verdade ao meio-dia, mas pela manhã já chegam os primeiros foliões. A homenageada deste ano é a vice-governadora Luciana Santos, que também marcará presença festejo. Serão nove trios elétricos, com atrações como as bandas Luará, Asas da América e Prakta. O bloco sai arrastando a multidão da Rua do Machado e até o Largo de Água Fria.

Segura a Coisa

O Segura a Coisa desfila nesta quarta-feira (5) pelo 44º ano pelas ruas de Olinda. Este ano, a grande homenageada é a cantora Miúcha, falecida em dezembro de 2018, que criou o hino do bloco. A folia começa às 16h20, na Virgulino Cachaçaria, no bairro do Carmo, e segue até a quinta-feira, com diversas atrações. A saída do bloco acontece de meia-noite. Este ano, as camisas do Segura a Coisa foram criadas pelo artista plástico Raoni Assis e estão sendo vendidas por R$ 30 na Venda Bom de Boca e no Bar do Peneira.

Boizinhos

Quarta também é dia de Encontro dos Boizinhos na Rua da Boa Hora, no Varadouro. Grupos de diversas partes do Estado vêm à Olinda para participar do festejo, que já é promovido há 18 anos por Jodecilda da Silva, mais conhecida como Dona Dá. O encontro não tem horário certo e os Boizinhos são independentes, mas o auge da festa acontece às 18h, quando a maioria deles se reúne em frente à casa de Dona Dá, que os presenteia com troféus, frutas e cachaça.

Últimas notícias