RMR

Protesto contra paralisação de transporte complementar bloqueia BR-101, na Guabiraba

Grupo ateou fogo em pneus e bloqueou o trânsito nos dois sentidos da BR-101

JC Trânsito
Cadastrado por
JC Trânsito
Publicado em 18/12/2015 às 8:47
Foto: Twitter @tvjornalsbt
Grupo ateou fogo em pneus e bloqueou o trânsito nos dois sentidos da BR-101 - FOTO: Foto: Twitter @tvjornalsbt
Leitura:

Um grupo de moradores da comunidade Sítio dos Macacos, no bairro da Guabiraba, Zona Norte do Recife, protestou na manhã desta sexta-feira, interditando as duas faixas da BR-101, nas imediações do terminal da Guabiraba. Eles reclamam da paralisação do transporte complementar de passageiros, que está sem funcionar desde a manhã dessa quinta-feira (18). 

Os moradores queimaram pneus na via, impossibilitando o tráfego de veículos no local por aproximadamente duas horas, das 8h20 às 10h20. Os manifestantes seguravam cartazes, com mensagens pedindo a volta imediata das atividades do transporte. 

A paralisação do transporte já chega ao segundo dia consecutivo a paralisação do transporte complementar de passageiros do Recife.  A categoria paralisou as atividades no início da manhã dessa quinta-feira (17) em protesto contra o atraso no pagamento de salários.  A paralisação foi decida em reunião na tarde da quarta-feira (16) pelo Sindicato dos Permissionários do Transporte Público Complementar de Pernambuco (Sinpetracope).

Os permissionários reivindicam os pagamentos referentes ao serviço, que é realizado quinzenalmente pelo Grande Recife Consórcio, e que já estão atrasados há 45 dias e informaram que as linhas alimentadoras só voltarão a circular depois que todos repasses atrasados sejam pagos. 

Apenas em 2015, a categoria já paralisou as atividades por pelo menos três vezes, alegando o mesmo motivo de atraso no pagamento dos salários.

Por meio de nota, o Grande Recife Consórcio de Transporte informa que aguarda o Sindicato das Empresas de Ônibus (Urbana-PE) realizar o repasse do pagamento do transporte complementar. O órgão alega ainda que encontrou divergências relativas ao repasse das verbas referentes ao ano de 2015 e que chegou a enviar um ofício à Urbana-PE apontando inconsistências dos valores declarados. 

FUNCIONAMENTO - O serviço de transporte complementar gratuito atende cerca de 70 mil pessoas por dia no Grande Recife, passando por localidades em que os ônibus convencionais não conseguem chegar, como morros e ruas estreitas. A maior parte dos passageiros é dos morros de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, mas o serviço também atende localidades como o Totó, Alto Bela Vista, Sitio dos Macacos, Alto do Capitão, Jordão Baixo, Jordão Alto, Alto Maracanã e UR-7. O sistema conta com 230 funcionários em 58 veículos.

Últimas notícias