manifestação

Após manhã e tarde de caos no trânsito do Recife, taxistas encerram protesto contra o Uber

Na manhã de hoje, a movimentação da categoria começou por volta das 07h30, na Rua Frei Cassimiro, em frente à Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

JC Trânsito
Cadastrado por
JC Trânsito
Publicado em 13/07/2016 às 16:55
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Na manhã de hoje, a movimentação da categoria começou por volta das 07h30, na Rua Frei Cassimiro, em frente à Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

Após sete horas de protesto no Centro e na Zona Sul do Recife contra o aplicativo Uber, taxistas têm duas reuniões marcadas para a próxima semana: a primeira será na segunda-feira (18), com o Ministério Público de Pernambuco. A segunda, com o Governo do Estado, na quarta-feira (20). A manifestação teve início por volta das 9h, no bairro de Santo Amaro, na área Central do Recife, deixando o trânsito bastante complicado, e só terminou às 16h15, em frente ao Aeroporto, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul.

Na manhã de hoje, a movimentação da categoria começou por volta das 07h30, na Rua Frei Cassimiro, em frente à Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Às 9h, os cerca de 500 taxistas saíram em carreata pela Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro, com destino ao Ministério Público de Pernambuco. 

Representantes da categoria protocolaram o documento pedindo a fiscalização da Lei Federal Nº 12.468/2011, que dá exclusividade aos taxistas na atividade de transporte público individual remunerado de passeiros. De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério Público, o promotor de Justiça Humberto Graça e os representantes dos taxistas se reunirão na próxima segunda-feira (18) à tarde.

Após a entrega do documento, os taxistas seguiram em direção ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado, no bairro de Santo Antônio, onde foram recebidos por Marcelo Canuto, Secretário Executivo da Casa Civil. A reunião aconteceu por volta das 11h30, com oito representantes da categoria. Durante o encontro, os demais taxistas bloquearam as pontes Buarque de Macedo e Princesa Isabel.

No início da tarde, o presidente do Sindicato dos Taxistas, Everaldo Menezes, havia garantido que, até a próxima quarta-feira (20), outras manifestações como a de hoje não aconteceriam. No entanto, cerca de 100 taxistas seguiram com o protesto, em direção ao Aeroporto. Uma nova reunião com membros do Sindicato dos Taxistas e do Governo do Estado está marcada para a próxima quarta-feira (20).

Esta não foi a primeira vez que os taxistas protestam contra o Uber. Em maio, integrantes da Frente Táxi Recife realizaram uma carreta, contra o uso do aplicativo, pelas ruas das zonas Norte e Sul, em marcha lenta, em direção à Câmara Municipal do Recife, onde iria acontecer uma audiência publica para discutir a operação do Uber no Recife. Em março deste ano, ocorreu outra manifestação pelo mesmo motivo. Os motoristas de táxi saíram em carreata da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em direção à Prefeitura do Recife. 

A Lei Municipal 18.176/2015, que regulariza os softwares destinados à oferta de serviços individuais de transporte remunerado de passageiros no Recife, não trata de aplicativos semelhantes ao Uber. Por enquanto, tem se aplicado a Lei Federal 12.468/2011, que determina que “é atividade exclusiva dos profissionais taxistas a utilização de veículo automotor, próprio ou de terceiros, para o transporte público individual remunerado de passageiros”.

Últimas notícias