Polêmica

Após queda de liminar, motoristas de Uber prometem protesto no sábado

Estes carros podem ser apreendidos pela fiscalização

JC Trânsito
Cadastrado por
JC Trânsito
Publicado em 29/09/2016 às 20:54
Arnaldo Carvalho/JC Imagem
Estes carros podem ser apreendidos pela fiscalização - FOTO: Arnaldo Carvalho/JC Imagem
Leitura:

O desembargador Erik Simões suspendeu uma liminar que proibia a Companhia de Trânsito e Transporte (CTTU) de apreender sete veículos da Uber no Recife. A decisão foi tomada no dia 27 e divulgada nesta quinta-feira (29). Os motoristas do serviço programam um protesto para este sábado (1º de outubro), às 10h, no Marco Zero. 

O desembargador diz na decisão que o motivo alegado nas liminar suspensa - de que haveria prejuízo para os motoristas vinculados ao serviço - não justifica a proibição da apreensão, sustentada na Lei Municipal nº 18.176/2015. Procurada, a CTTU limitou-se a comentar que isto era um caso de Justiça. 

Alexandre Sousa, representante da comissão informal criada para representar os motoristas da Uber do Recife, diz que "a CTTU não tem direito de parar carro e fiscalizar por dentro. É abuso de autoridade". A orientação repassada para o motorista que for parado por uma blitz "abusiva" é se manter dentro do carro, contatar e esperar a chegada do advogado da comissão. 

A Associação dos Motoristas Autônomos de Transporte Individual Privado de Passageiros (AMATIPE), que não é vinculada à empresa Uber, mas engloba os motoristas do aplicativo, diz que há outras 532 liminares impetradas pela associação em andamento e que não iria comentar sobre a decisão do desembargador sobre este caso, já que não fizeram parte destas liminares suspensas. 

Polêmica trajetória

A presença da Uber no Recife causa controvérsia desde o primeiro dia de funcionamento, em março deste ano. A classe dos taxistas já promoveram diversos protestos indignados, pedindo a proibição do serviço na cidade. Em um deles, chegaram a fazer um enterro simbólico da categoria. 

Protesto pró-Uber também já aconteceu na capital. No dia 9 de setembro, motoristas e simpatizantes do serviço fizeram uma carreata da Avenida Boa Viagem até a sede do Ministério Público de Pernambuco. Os motoristas do aplicativo também chegaram a fazer outra carreata, direcionada a casa do prefeito, Geraldo Júlio (PSB).

Em outras cidades do Grande Recife, a situação também é delicada. Em Jaboatão dos Guararapes, os taxistas organizaram um protesto contra o aplicativo no dia 26 de setembro, fechando faixas da Avenida Bernardo Vieira de Melo, no bairro de Piedade. Em Olinda, está sendo avaliado um Projeto de Lei que pode banir o Uber por lá

O Uber também vem sendo utilizado como instrumento político. O JC Trânsito apresentou as opiniões dos candidatos à Prefeitura do Recife sobre o assunto.

Últimas notícias