Intervenção

CTTU muda trânsito em ruas do bairro do Pina

O trecho da Rua Miranda Falcão com a Rua Caraçatuba, passa a ser mão única em direção à Avenida Antônio de Góes

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 24/05/2019 às 13:44
Foto: Reprodução/CTTU
FOTO: Foto: Reprodução/CTTU
Leitura:

Vias que cortam o Bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, vão sofrer intervenções viárias, neste sábado (25). No total, serão realizada duas intervenções. A primeira consiste na implantação de sentido único de circulação nas ruas Joaquim Carneiro da Silva e Antônio Pedro de Figueiredo. A segunda é a implantação de mão única e mão dupla na Rua Manoel Coriolano. Além disso, acontecerá uma inversão de sentido em trecho da Rua Miranda Falcão.

As mudanças serão coordenadas pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Com a primeira intervenção, a Rua Joaquim carneiro da Silva passa a ter mão única na direção Rua Mário Gomes e a Rua Antônio Pedro de Figueiredo passa a ser mão única em direção à Avenida Domingos Ferreira.

Desta forma, a CTTU informa que os condutores que utilizavam as vias no sentido oposto poderão seguir pela Rua Alexandrino Martins Rodrigues. Além disso, o projeto prevê velocidade de 20km/h para as áreas próximas às instituições de ensino localizadas na área.

A segunda intervenção irá eliminar o sentido duplo de trecho da Rua Miranda Falcão, que, a partir da interseção com a Rua Caraçatuba, passa a ser mão única em direção à Avenida Antônio de Góes. Já na Rua Manuel Coriolano haverá duas mudanças: no trecho entre a Avenida Herculano Bandeira e Rua Caraçatuba, a via terá o sentido de circulação invertido; e, da Rua Caraçatuba até a Avenida Antônio de Goes, a via será mão dupla.

Com a alteração, quem segue pela Avenida Antônio de Goes deverá acessar as Rua Manoel Coriolano para chegar as ruas Caraçatuba e Miranda Falcão. Para viabilizar a intervenção, a CTTU informa que trechos das ruas Miranda Falcão, Caraçatuba e Manoel Coriolano terão o estacionamento ordenado.

Sinalização

A CTTU informou que placas de sinalização e faixas de pedestres serão implantadas ou requalificadas para regulamentar a mudança de circulação nas vias e ordenar o estacionamento na área. Equipes de agentes e orientadores de trânsito serão destacados para os principais pontos da intervenção com o intuito de orientar condutores e pedestres que circulam no local.

Apesar de serem consideradas pequenas, as mudanças merecem atenção por se concentrarem em ruas diretamente ligadas a corredores importantes e com grande fluxo de Boa Viagem. Segundo a gestora de projetos da CTTU, Kelly Pereira, as alterações visam aliviar o fluxo interno. “Como são ruas bem locais, utilizadas por moradores da área e que têm muitas escolas e comércio, o tráfego é mais interno e o congestionamento acaba acontecendo por causa do desordenamento. Agora, não só mudamos alguns sentidos como também reordenamos o estacionamento para aliviar o trânsito”, explica.

Confira as mudanças:

Foto: Reprodução/CTTU
No total, serão realizada duas intervenções - Foto: Reprodução/CTTU
Foto: Reprodução/CTTU
No total, serão realizada duas intervenções - Foto: Reprodução/CTTU

Últimas notícias