Trânsito

Recife passará a ter sistema de Zona Azul Digital a partir de julho

A medida determina que os atuais talões só serão válidos até 30 de junho

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 01/06/2019 às 15:42
Foto:  Diego Nigro/Acervo JC Imagem
A medida determina que os atuais talões só serão válidos até 30 de junho - FOTO: Foto: Diego Nigro/Acervo JC Imagem
Leitura:

O Recife terá cartão de Zona Azul digital a partir do dia 1º de julho deste ano. A medida foi publicada no Diário Oficial do município deste sábado (1º) e determina que os atuais talões só serão válidos até o dia 30 de junho. O Cartão de Zona Azul Digital (CZAD) poderá ser adquirido através de aplicativo oficial para celulares e tablets, além dos pontos de venda físicos, que serão equipados com terminais conectados ao sistema de Zona Azul Digital.

O pagamento do cartão poderá ser feito através de dinheiro e cartões de débito e crédito, no caso dos pontos físicos de venda, e apenas no cartão de crédito ou débito quando a compra for feita no aplicativo. De acordo com a publicação no Diário Oficial, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) definirá o limite de veículos que cada pessoa poderá cadastrar no sistema. No momento em que for ativar o cartão digital, o usuário terá que registrar o tempo de permanência na vaga de estacionamento rotativo.

É importante lembrar que, no Recife, as vagas são de permanência máxima por duas ou cinco horas, dependendo do que indica a sinalização da via. Os idosos que fizerem uso de vagas de Zona Azul devem realizar cadastramento na CTTU para obter a credencial, que só será concedida a pessoas que residem no Recife. A CTTU disponibilizará gratuitamente aos idosos cadastrados 20 CZAD's mensalmente, que só poderão estar vinculados a uma placa de veículo.

Estacionar irregularmente na Zona Azul é considerado infração grave, no valor de R$ 195,23, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Na capital pernambucana, o bilhete custa R$ 3 e dá direito ao motorista de permanecer duas ou cinco horas na vaga. Atualmente a cidade conta com mais de três mil vagas de Zona Azul, nos bairros do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista, Madalena, Encruzilhada, Casa Amarela e Boa Viagem.

Problemas na impressão do cartão

Nesta semana, os estacionamentos de Zona Azul do Recife ficaram sem fiscalização devido a um atraso na entrega dos talões por parte da gráfica contratada, impossibilitando os condutores de adquirirem os bilhetes. O problema teve início na quarta-feira (29) e a situação só foi normalizada neste sábado (1º), quando os motoristas voltaram a ser fiscalizados.

Últimas notícias