Chuvas

Vídeo: em Olinda, barco faz transporte de moradores ilhados

Diversas ruas no bairro de Casa Caiada seguem alagadas e, os moradores, ilhados

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 25/07/2019 às 9:49
Foto: Reprodução/TV Jornal
Diversas ruas no bairro de Casa Caiada seguem alagadas e, os moradores, ilhados - FOTO: Foto: Reprodução/TV Jornal
Leitura:

Apesar de o sol ter aparecido em praticamente toda a Região Metropolitana do Recife (RMR) nesta quinta-feira (25), muitos residentes de áreas atingidas pela precipitação dessa quarta (24) seguem ilhados. É o caso do bairro de Casa Caiada, em Olinda, onde os moradores foram surpreendidos por um serviço inusitado: transporte por barco, já que as ruas seguem alagadas no local. Em vídeo registrado pela repórter da TV Jornal, Isa Maria, um rapaz foi flagrado, na Rua Professora Marli Figueiredo, oferecendo o transporte.

"Você se atrasou, foi? Desculpe, eu cheguei. Antes tarde do que nunca", diz o homem identificado como Eduardo, enquanto arrasta o barco. Segundo ele, desde a quarta que o serviço está sendo oferecido, no valor de R$ 5. "Foi a forma que consegui de receber um dinheiro extra. É um trabalho muito solicitado, tem muita gente pedindo. Nos outros dias, trabalho com gesso", afirma o rapaz, em entrevista à Rádio Jornal. Nesta quinta, a previsão é de tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva isolada, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Entre as 19h da terça-feira (23) e as 7h da quarta (24) choveu 245,4 mm em Olinda, de acordo com a Defesa Civil do município. Com isso, a cidade registrou o equivalente a 20 dias de chuva no período. A Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) informou à TV Jornal, na noite desta quarta, que há 301 famílias desalojadas no Grande Recife por causa das chuvas. A cidade de Jaboatão dos Guararapes concentra o maior número, são 76.

De acordo com Evandro Avelar, secretário de Serviços Públicos de Olinda, em entrevista à Rádio Jornal, as obras no Canal do Fragoso acabaram contribuindo para os alagamentos que as famílias de diversos bairros de Olinda continuam enfrentando nesta quinta. "60% das águas de Olinda caem no Canal do Fragoso. O Fragoso está em obra e o desague final é o Rio Doce. Quando a gente chega na entrada de Rio Doce, esse canal passa a ter dois metros. Dois metros e com a precipitação elevadíssima que tivemos, junto com falta de planejamento, de estrutura e obra em andamento, tudo isso gera o que a gente viu", relata.

Pessoas morreram após deslizamento de barreira

Na quarta (24), 12 pessoas morreram devido à queda de uma árvore e deslizamento de barreiras no Grande Recife. Três vítimas faleceram na Zona Norte do Recife, sendo uma no bairro de Dois Unidos e duas em Passarinho. Em Olinda, quatro pessoas morreram após deslizamento de barreira nos bairros de Águas Compridas e Passarinho. Em Abreu e Lima, foram cinco mortes, no bairro de Caetés. Seis pessoas ficaram feridas, quatro estão internadas no Hospital da Restauração, no Derby e uma no Hospital Miguel Arraes, em Paulista. Uma pessoa já recebeu alta.

Últimas notícias