Serviço

Cartão VEM Idoso começa a ser emitido em fase de teste

Emissão do documento só pode ser feita mediante a agendamento

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 13/01/2020 às 17:34
Foto: Guga Matos/Acervo JC Imagem
Emissão do documento só pode ser feita mediante a agendamento - FOTO: Foto: Guga Matos/Acervo JC Imagem
Leitura:

O Grande Recife Consórcio começou a emitir o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Idoso, em que pessoas com idade igual ou superior a 65 anos podem utilizar gratuitamente o Sistema de Transporte Público de passageiros da Região Metropolitana do Recife STPP/RMR. Para fazer a emissão do cartão, que ainda está em fase de testes, é necessário que o requisitante faça exclusivamente um agendamento no site do VEM Idoso.

Além de realizar o agendamento, para fazer a emissão do cartão é necessário comparecer pessoalmente, no dia e horário agendado, ao Posto de Atendimento do VEM, que fica localizado na Rua da Soledade, 259, Boa Vista, no Centro do Recife.

Para receber o cartão, que é impresso e entregue no mesmo instante, o idoso deve apresentar o Cadastro de Pessoa Física (CPF), número do protocolo de agendamento, documento oficial com foto expedido há menos de 10 anos (como a identidade ou carteira de motorista) e comprovante de residência atual com Código de Endereçamento Postal (CEP). A emissão do cartão, só pode ser feita por meio do agendamento.

Para a professora aposentada Socorro Damascena, de 67 anos, o VEM Idoso vai facilitar a viagem de muitos idosos. “Acho que o cartão vem para beneficiar e evitar o constrangimento que nós, idosos, passamos. Os mais jovens muitas vezes usam a cadeira opcional e fazem de conta que estão dormindo para não nos dar o lugar.”, declara sobre os assentos prioritários que ficam localizados antes das catracas dos ônibus.

>> Passagem de ônibus do Grande Recife pode aumentar 14,13% e Anel A chegar a R$ 3,90

“O cartão VEM nos deixa mais confortáveis. Muitas vezes, pedi ao motorista para ele abrir a porta traseira e não fui atendida. Ele simplesmente foi embora.”, disse Célia Valença, que tem 65 anos e faz uso do ônibus com frequência.

VEM

O VEM é o cartão do sistema de bilhetagem eletrônica da Região Metropolitana do Recife. Além do VEM Idoso, também existem outros tipos como o VEM Trabalhador, que é destinado aos usuários de vale-transporte e que é fornecido pelo empregador.

Já o VEM Estudante, só pode ser emitido por estudantes e dá direito a meia-passagem nos transportes públicos. O VEM Comum pode ser utilizado por qualquer usuário que pode comprar créditos antecipadamente e pagar o valor integral da passagem através do cartão.

O Cartão VEM PASSE LIVRE RMR dá ao Estudante o direito de aquisição de 44 créditos mensais, creditado pelo Governo do Estado de Pernambuco, que poderão ser utilizados duas vezes ao dia em dias úteis. Enquanto VEM Passe Lvre PCR é destinado ao estudante que esteja regularmente matriculado na Rede De Ensino Municipal da Cidade do Recife, operada pela Secretaria de Educação do Município ou do Programa Universidade para Todos (PROUNI) Recife.

O VEM Livre Acesso foi criado para substituir a Carteira de Livre Acesso e permite que pessoas com deficiência utilizem o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana gratuitamente. Por fim, o VEM Meu Emprego foi criado pela Prefeitura do Recife, em que recifenses em busca de uma oportunidade de trabalho podem obter um cartão com 20 passagens. 

Últimas notícias