Ativistas

Acampamento do Ocupe Estelita é desmontado, mas atividades continuam

Ativistas retiraram as barracas do Capitão Temudo na noite de ontem. O manifestantes , no entanto, apenas não vão mais dormir no local

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 11/07/2014 às 11:50
Foto: Igo Bione/ JC Imagens
Ativistas retiraram as barracas do Capitão Temudo na noite de ontem. O manifestantes , no entanto, apenas não vão mais dormir no local - FOTO: Foto: Igo Bione/ JC Imagens
Leitura:

Atualizada às 11h46

Apesar de desmontarem o acampamento no viaduto Capitão Temudo na noite da última quinta-feira (10), os ativistas do movimento Ocupe Estelita vão continuar realizando ações no local. Os integrantes, apenas, não passarão mais a noite no espaço.Em nota, o movimento informou que a decisão foi tomada depis de o grupo ter sofrido uma série de ataques violentos sofrido contra integrantes. 

A ocupação completou 50 dias ontem. Primeiramente, os manifestantes haviam ocupado os galpões do Cais onde a Consórcio Novo Recife tem o projeto para contruir 12 torres. No dia 17 de junho, depois da reintegração de posse realizada pela Polícia Militar, eles montaram o acampamento nas proximidades do viaduto. 

"Desde que estávamos ocupando o Cais José Estelita sofríamos retaliações. Pessoa que passavam pelo local e jogavam pedras, por exemplo. Sabemos que são de grupos de incentivo ao ódio que podem vir de muitas ou pode ser algo mais orquestrado, mas não temos como comprovar", contou Alejandro Vargas, integrante da equipe de comunicação do movimento. "A violência, no entanto, não é o único motivo para a desocupação, nós entedemos que precisamos ampliar o projeto, fazendo ações em outros lugares, como já estamos fazendo", completou. 

Na nota divulgada, o Ocupe Estelita informou que ontem por volta das 20h " durante a preparação para a reestruturação do espaço – que já havia sido planejada – as/os ocupantes do Movimento sofreram mais umataque violento por parte de pessoas desconhecidas". Dois ativistas foram atingidos por pedras, vários foram ameaçados e um ônibus foi depredado. 

CONFIRA A NOTA DO MOVIMENTO - 

Últimas notícias