Terreiro

Caminhada dos Terreiros de Pernambuco acontece nesta terça-feira na Praça do Marco Zero

Evento marca o início do mês da consciência negra

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 04/11/2014 às 12:09
Leitura:

Na luta contra a discriminação religiosa e o racismo, as Casas de Candomblé, Jurema e Umbanda realizam a 8ª Caminhada dos Terreiros de Pernambuco. O evento celebra o mês da consciência negra e acontece nesta terça-feira (4) a partir das 14h na Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife. Os organizadores pedem que todos apoiem à luta contra a discriminação religiosa e racimo e compareçam na caminhada vestidos de branco.

A caminhada, que compõe o calendário de turismo étnico do Estado, representa toda a diversidade cultural do Candomblé e soma o maior contingente religioso de terreiros do Norte e Nordeste. A primeira caminhada aconteceu em novembro de 2007 e marcou o início da celebração do mês da consciência negra.

Os representantes do Candomblé lutam pelo reconhecimento dessa religião que, apesar de suas raízes africanas, é legitimamente Brasileira. Em Pernambuco, a cultura dessa religião é ainda mais abrangente, pois pode se conceber ritmos como o côco e tores (caboclinhos), o afoxé, os maracatus e a sambada.

Últimas notícias