SAÚDE

Pernambuco já tem 268 notificações de microcefalia

Boletim epidemiológico foi apresentado na tarde desta terça (17), pela Secretaria Estadual de Saúde

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 17/11/2015 às 19:42
Guga Matos/JC Imagem
Boletim epidemiológico foi apresentado na tarde desta terça (17), pela Secretaria Estadual de Saúde - FOTO: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

Desde que o procedimento tornou-se obrigatório, em 27 de outubro, já houve 268 notificações de microcefalia em Pernambuco. A maior parte dos casos (21,6%) foi registrada no Recife, segundo informações divulgadas na tarde desta terça-feira (17), pela Secretaria Estadual de Saúde. A maioria dos bebês também nasceu na capital (51,9%).

O boletim epidemiológico foi apresentado pela secretária executiva de Vigilância em Saúde, Luciana Albuquerque. Ela informou que o Estado já definiu as unidades de referência para o atendimento dos bebês e das e das mães - são o Hospital Oswaldo Cruz, Imip, Cisam (maternidade da Encruzilhada) e AACD. "Pelos parâmetros da Organização Mundial de Saúde só é considerado com microcefalia os bebês com perímetro cefálico de 32 centímetros abaixo, mas aumentamos essa margem para 33 porque encontramos problemas na tomografia de alguns com essa medida", explica Luciana.

A secretária enfatizou a necessidade de as mulheres fazerem um pré-natal corretamente e garantiu que não há nenhuma recomendação para que adiem o sonho da gravidez. De acordo com Luciana Albuquerque, a SES está definindo unidades de referência para atendimento no interior do Estado para evitar que as mulheres afetadas tenham que se deslocar para a capital.

Últimas notícias