Área central do Recife

Grupo celebra decisão judicial que anula leilão de área no Cais José Estelita

Muita gente compareceu ao local na tarde deste domingo

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 29/11/2015 às 19:56
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Muita gente compareceu ao local na tarde deste domingo - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Leitura:

Centenas de pessoas se reuniram na tarde deste domingo (29), no Cais José Estelita, para comemorar a decisão que anulou o leilão do terreno do cais. A sentença, proferida no último sábado pelo juiz  Roberto Wanderley Nogueira,  da 1ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco, suspende o leilão do terreno no Cais e impede o poder público de autorizar construções no local onde o Consórcio Novo Recife pretende levantar complexo imobiliário com 12 torres.

“Embora tenhamos clareza de que o consórcio vai recorrer da decisão e que vamos continuar lutando, essa é uma hora de celebração”, declara a fotógrafa Ana Lira, do Movimento Direitos Urbanos. “A decisão do juiz reforça o nosso entendimento de que a cidade não pode ser repartida pela especulação imobiliária.”

Na avaliação do professor Leonardo Cysneiros, a Justiça tocou num ponto que o movimento já denunciava há anos: a irregularidade do leilão que vendeu o terreno do cais. “O interesse público foi violado desde a alienação da área. Mas todo o processo é cheio de irregularidades”, afirmou. A assessoria de comunicação do Consórcio Novo Recife informou que o grupo ainda não foi notificado da decisão. Somente depois disso deve se manifestar. Já a Prefeitura do Recife declarou, por intermédio do secretário de Comunicação. Alexandre Gabriel, que “determinação da Justiça se cumpre, não se comenta.”

Animada pelo Som da Rural, a comemoração dos ativistas do Movimento Ocupe Estelita continuou até a noite.

Últimas notícias