Solidariedade

Movimento por abrigo noturno para morador de rua cobra mais orçamento para área social

Audiência pública realizada na Câmara dos Vereadores discutiu o tema. Pressão tem o objetivo de aumentar recursos para o Iasc

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 21/06/2016 às 20:21
Alexandre Gondim/JC Imagem
Audiência pública realizada na Câmara dos Vereadores discutiu o tema. Pressão tem o objetivo de aumentar recursos para o Iasc - FOTO: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

Fazer um levantamento dos imóveis no Centro do Recife que estão sem uso ou com uma dívida alta de IPTU é um dos caminhos sugeridos para facilitar a implantação de um abrigo noturno para moradores de rua na capital. A proposta será discutida com a prefeitura e os movimentos sociais que estão lutando pela criação do novo espaço. Outra estratégia é garantir um aumento dos recursos destinados à área social no orçamento de 2017. O objetivo é pressionar o poder público a ampliar o orçamento repassado ao Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), órgão que atende o público em situação de rua.

Atualmente, a entidade recebe, por ano, R$ 15,5 milhões. O tema foi discutido nesta terça-feira (21), durante audiência pública realizada na Câmara de Vereadores do Recife. Diante da justificativa da gestão municipal de que não há recursos para a implantação do abrigo noturno, a ideia é garantir um aumento das verbas que serão repassadas ao Iasc no próximo ano. “Queremos fazer pressão para que a área social seja reforçada na gestão municipal, de forma que possa viabilizar a criação do espaço”, explicou Igor Sacha, representante do Grupo Seja a Mudança, que participou da audiência.

O defensor público federal José Henrique Bezerra Fonseca explica que o orçamento municipal é fechado pelo Executivo até 30 de outubro e, depois, o Legislativo tem até o dia 30 de novembro para aprovar este orçamento. "Precisamos mobilizar as pessoas para que a gestão reforce a área social e crie os meios possíveis para que os serviços de atendimento, entre eles o abrigo noturno, possa ser ofertado."

Cerca de 900 pessoas vivem nas ruas do Recife. Desse universo, pelo menos 700 dormem nas calçadas e praças da cidade. A pressão para criação do abrigo surgiu depois que o Grupo Seja a Mudança, com apoio de outras entidades, espalhou manequins despidos no Bairro do Recife, cartão-postal da cidade, no dia 22 de maio deste ano. No início do mês, um segundo protesto foi feito, nos mesmos moldes, em frente ao prédio da Prefeitura do Recife.

Últimas notícias