SISTEMA PENITENCIÁRIO

Rebelião no Complexo do Curado é controlada sem mortos, mas com 12 feridos

A confusão começou, segundo a Seres, após agentes penitenciários frustrarem uma tentativa de fuga dos presos

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 25/12/2014 às 8:33
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
A confusão começou, segundo a Seres, após agentes penitenciários frustrarem uma tentativa de fuga dos presos - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

Atualizada às 9h25

O dia amanheceu tranquilo após um motim no Presídio Frei Damião de Bozzano, no Complexo Prisional do Curado (antigo Aníbal Bruno), na Zona Oeste do Recife, na noite de véspera e Natal (24 de dezembro). De acordo com o Corpo de Bombeiros e com o Instituto de Medicina Legal (IML), nenhum interno da unidade foi morto durante a rebelião. De acordo com a Secretaria-Executiva de Ressocialização (seres), 12 reeducandos ficaram feridos. A confusão começou depois que agentes penitenciários do presídio frustaram uma tentativa de fuga.

Os focos de incêndio foram controlados por duas equipes do Corpo de Bombeiros. O IML não registrou saídas para o local.

O Batalhão de Choque também foi acionado e precisou usar bombas de efeito moral para acabar com a rebelião. Segundo parentes de internos do presídio, o incêndio e a rebelião teriam começado por volta das 20h. "Estamos ouvindo tiros", relatou Ligiane Castro, que diz ter familiares presos.

A situação no Presídio Frei Damião de Bozzano ficou mais calma por volta da 1h desta quinta-feira (25). De longe, a reportagem do JC conseguiu avistar vários presos sendo colocados em um campo existente dentro do complexo prisional. Nesta manhã, a rotina da unidade foi retomada.

A 21ª Promotoria de Justiça Criminal da Capital havia pedido este mês a interdição parcial do Complexo Prisional do Curado, alegando falta de condições de abrigar presos. O objetivo era restringir o ingresso de novos detentos.

Últimas notícias