MARCO ZERO

Policiais Civis de Pernambuco paralisam atividades nesta quinta-feira

A paralisação dos policiais civis é uma advertência em prol da implantação do novo Plano de Cargos e Carreiras

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 13/10/2016 às 11:05
Pedro Alves/JC
A paralisação dos policiais civis é uma advertência em prol da implantação do novo Plano de Cargos e Carreiras - FOTO: Pedro Alves/JC
Leitura:

Policiais Civis de Pernambuco realizam nesta quinta-feira (13) uma mobilização em prol da implantação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da categoria. Durante a manhã, foram fincadas centenas de cruzes ao redor do Marco Zero, no bairro do Recife, representando os homicídios cometidos neste ano que, até o fim de setembro, totalizam 3.150 (344 a mais que em 2015). De acordo com os policiais, o protesto também diz respeito à precariedade no trabalho das delegacias, onde, segundo eles, falta até papel.

De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), será realizada uma assembleia na próxima quinta-feira (20), quando será definido se a categoria entrará em greve, caso não haja uma resposta satisfatória do governo. Presidente do Sinpol, Áureo Cisneiros explicou que os policiais aguardam a implementação do novo plano desde fevereiro deste ano. Ainda de acordo com ele o sindicato entrou em contato com a Secretaria de Administração três vezes, mas não obteve resposta.

"O PCCV foi construído pelos técnicos da Secretaria Estadual de Administração e aprovado em assembleia em fevereiro deste ano. Na última reunião que tivemos com o secretário de Administração, Milton Coelho, ele disse que traria uma proposta de implementação do plano até o início de outubro. Já estamos na metade do mês e até agora nada. A mobilização de hoje é apenas uma advertência”, explicou Áureo. A mobilização do Marco Zero deverá seguir até as 19h desta quinta-feira, mas a paralisação da categoria acaba à meia-noite.

RESPOSTA

Em nota, a Secretaria de Administração, que coordena as negociações com os servidores públicos estaduais, afirmou que realizou 14 reuniões exclusivamente com o Sinpol, apenas em 2016. A SAD também afirmou que, "o que se refere à adequação do Plano de Cargos e Carreira ainda está em discussão, tendo em vista que foram instituídos dois Grupos de Trabalho com objetivo de analisar e discutir reformulações no PCCV da categoria e na Lei Orgânica da Polícia Civil".

O órgão também disse que "lamenta essa decisão precipitada do Sinpol que mais uma vez antecipa um movimento, decretando estado de greve, sem esgotar o processo de negociação em curso, principalmente no momento em que o novo Secretário de Defesa Social toma posse e o sindicato sequer o procurou para informar sobre a suas demandas".

FUNCIONAMENTO

Com a paralisação dos policiais civis, as delegacias funcionam apenas tratando dos flagrantes e locais de crimes. De acordo com o Sinpol, Instituto de Medicina Legal funciona normalmente.

Últimas notícias