Segurança

SDS amplia Alerta Celular em parceria com iniciativa privada

Mais de 87 mil celulares já foram cadastrados no programa, que tem como objetivo devolver celulares roubados aos donos. Parceria quer incentivar usuário a cadastrar celular no momento da compra

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 15/12/2017 às 13:40
Divulgação/SDS
Mais de 87 mil celulares já foram cadastrados no programa, que tem como objetivo devolver celulares roubados aos donos. Parceria quer incentivar usuário a cadastrar celular no momento da compra - FOTO: Divulgação/SDS
Leitura:

A Secretaria de Defesa Social anunciou nesta sexta-feira (15) uma parceria com a Associação Comercial de Pernambuco e iniciativa privada para divulgar o programa Alerta Celular, que ajuda a coibir furtos, roubos e receptação de aparelhos. O objetivo da parceria é estimular as pessoas a cadastrarem seu IMEI no programa assim que comprarem os celulares e ajudar a Polícia em caso de futuras ocorrências.

Até o momento, mais de 87 mil aparelhos já estão cadastrados e 587 foram devolvidos aos seus respectivos donos. A rede Walmart e as operadoras Tim, Claro e Vivo, através da Associação Comercial, vão divulgar o Alerta Celular em seus pontos de venda e incentivar seus consumidores a cadastrarem os IMEI. "Nós da Associação entendemos que a segurança é uma responsabilidade do Estado, mas também podemos fazer a nossa parte, auxiliando e articulando com os setores essa parceria e divulgação", afirmou Otavio Moraes, vice-presidente da instituição.

Para o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, o Alerta Celular contribui também para impedir o repasse dos telefones roubados. "É uma parceria inédita que estamos fazendo com a sociedade e com as empresas, visando conseguir devolver o celular para seu dono e sufocar o mercado paralelo de compra e venda de aparelhos roubados. Se eventualmente for encontrada com a pessoa esse celular, ela pode ser encaminhada para a delegacia e futuramente autuada por receptação de aparelho roubado", explica.   

Jonas Pontes, gerente de estatística e análise criminal da SDS, afirma que a Polícia vem se modernizando na hora de encontrar os celulares roubados. "Existe um aplicativo utilizado atualmente pela Polícia Civil, onde o agente pode pesquisar o IMEI do celular e saber na hora se ele é roubado ou não durante uma abordagem", detalha. 

Estatísticas

De acordo com a Gerência de Análise Criminal e Estatística da SDS, de 1º de janeiro até o dia 13 de dezembro deste ano, foram registrados 65.585 celulares roubados em Pernambuco. Desse total, mais de 60% aconteceram durante roubo a transeunte, e 49,71% não teve seu IMEI informado no boletim de ocorrência. 

Últimas notícias