AGRESTE

Suspeitos de assalto no Aeroporto de Viracopos são presos em Caruaru

A Polícia Federal acredita que eles planejavam assaltar bancos em Pernambuco

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 04/11/2019 às 11:21
Foto: JF Dorio/Estadão
A Polícia Federal acredita que eles planejavam assaltar bancos em Pernambuco - FOTO: Foto: JF Dorio/Estadão
Leitura:

Dois suspeitos de participarem de um assalto a carro forte no Aeroporto de Viracopos, em São Paulo, no mês de outubro, foram presos na noite desse domingo (3) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com informações repassadas pela Polícia Federal (PF), Anderson Struziato dos Santos, de 31 anos, e José Edmilson da Silva Viana, 44, estavam escondidos próximo da Feira da Sulanca, na Capital do Agreste.

Segundo a PF, "as prisões aconteceram em virtude de investigação de rotina na área de inteligência policial, a qual dava conta de que de um suspeito que tinha contra si um mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Criminal de Caçapava/SP estaria na Feira da Sulanca em Caruaru/PE, acompanhado de um segundo comparsa", diz um trecho do comunicado enviado à imprensa.

Considerado uma das pessoas mais procuradas do Brasil, Anderson ainda é suspeito de participar de crimes contra agências bancárias e assaltos a transportadores de valores em São Paulo. A PF acredita que ele planejava assaltar bancos em Pernambuco.

No momento da prisão, a PF encontrou com Anderson dos Santos aproximadamente R$ 300 mil em espécie e documentos falsos. Os policiais investigam se o suspeito usou documentos para fugir de avião de São Paulo para Pernambuco.

Anderson Struziato dos Santos foi autuado por uso de documentos falsos e por causa de um mandado de prisão aberto contra ele em São Paulo. Os suspeitos foram encaminhados para audiência de custódia, segundo o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

No fim da tarde, os dois suspeitos tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça. Nesta terça-feira (5), tanto Anderson quanto José deverão ser enviados para São Paulo. O horário do translado não foi informado por questões de segurança.

O assalto em Viracopos

Criminosos armados invadiram o terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Viracopos, trocaram tiros com os seguranças e assaltaram a transportadora de valores Brinks, no dia 17 de outubro, em Campinas, no interior de São Paulo.

Dois seguranças foram baleados e levados para hospitais de Campinas. Durante a ação, a quadrilha ateou fogo em dois caminhões na rodovia Santos Dumont (SP-79), principal acesso ao aeroporto. As duas pistas foram bloqueadas. O tráfego era intenso e houve pânico entre os usuários da rodovia.

De acordo com a administração do aeroporto, os bandidos usavam um veículo com as cores e características da Aeronáutica. Mesmo assim, a caminhonete foi parada, mas acelerou e rompeu o portão de acesso. Mesmo com os pneus estourados pela grade de segurança, os criminosos seguiram para o terminal e atiraram contra os seguranças. Depois do ataque, eles conseguiram fugir.

Durante perseguição policial, dois suspeitos foram mortos. Por volta do meio-dia de 17 de outubro, um criminoso foi cercado dentro de uma casa e fazia dois reféns. O sequestro terminou às 14h06 e o bandido foi morto com auxílio de um sniper.

Últimas notícias