Crime

Acusado de matar promotor em Itaíba foi solto na tarde desta quarta-feira

A revogação da prisão foi expedida na última segunda-feira, mas Edmacy só foi liberado esta quarta

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 18/12/2013 às 17:47
Foto: Guga Matos/ JC Imagem
A revogação da prisão foi expedida na última segunda-feira, mas Edmacy só foi liberado esta quarta - FOTO: Foto: Guga Matos/ JC Imagem
Leitura:

Um dia depois do previsto foi liberado o acusado de matar o promotor Thiago Faria Soares, de 36 anos, em Itaíba, há dois meses. A carta precatória do Tribunal de Justiça de Sergipe que definia a liberação do agricultor Edmacy Ubirajara, de 47 anos, chegou a Pernambuco no final da manhã desta quarta-feira (18), mas o suspeito só saiu do Cotel por volta das 17h. A revogação do pedido de prisão do acausado foi expedida pela 5ª Vara Criminal do TJSE na última segunda-feira (16). 

O acusdado foi preso dois dias depois que o crime aconteceu. Edmacy foi encaminhado para o Centro de Triagem (Cotel)de Abreu e Lima e saiu da unidade nesta quarta. O documento para soltar o possível assassino chegou ao Fórum de Abreu e Lima no final da manhã, mas Edmacy só pôde ser liberado à tarde, quando a carta chegou ao Cotel.A determinação para que fosse solto tinha sido expedida na segunda-feira (16), mas um problema no sistema eletrônico não permitiu que a carta precatória fosse enviada.  Como o órgão sergipano só funciona até as 13h, não houve tempo hábil para proceder os trâmites necessários.

O caso está sendo julgado na justiça sergipana, pois Edmacy é acusado de ter participado de um homicídio qualificado naquele Estado. O juiz que cuida do caso, Diógenes Barreto, determinou a revogação da prisão observou que a Justiça pernambucana ainda não deflagrou nenhuma ação penal que indique a participação de Edmacy na morte do promotor. Então, não haveria motivos para que ele continuasse preso.

O CASO - O promotor Thiago Faria Soares foi morto a tiros no dia 14 de outubro na PE-300, estrada que liga Itaíba a Águas Belas, no Agreste. Dois meses depois do crime, o inquérito do caso ainda não foi concluído. Suspeito de realizar os disparos que mataram o promotor, Edmacy Cruz Ubirajara foi preso apenas dois dias após o homicídio. O principal suspeito de ser o mandante da morte, o fazendeiro José Maria Pedro Rosendo Barbosa, está foragido.

Últimas notícias