Previsão do tempo

Despedida do carnaval deve ser de chuva, segundo a APAC

Nesta manhã, a Defesa Civil também lançou alerta de chuvas fortes para as próximas 24h. Moradores de áreas de risco devem estar atentos.

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 04/03/2019 às 16:26
Mário Oliveira
Nesta manhã, a Defesa Civil também lançou alerta de chuvas fortes para as próximas 24h. Moradores de áreas de risco devem estar atentos. - FOTO: Mário Oliveira
Leitura:

Mesmo com a chuva tomando conta das ladeiras do Sítio Histórico de Olinda, Região Metropolitana do Recife, durante o dia, foliões resistem deixar as brincadeiras da festa de momo. No entanto, quem quiser manter o pique para o último dia de folia, deve se preparar para mais banhos de chuva. É que o aguaceiro que cai na RMR desde o último domingo (3), de acordo com a previsão da Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC), deve continuar nesta terça-feira (5). 

Para a Região Metropolitana é esperado que o tempo siga de parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca a moderada, quando são registrados até 20mm e 40 mm por dia, respectivamente. A temperatura deve variar com mínima de 23º e máxima de 30º. 

Outras regiões

Também de acordo com a APAC, as únicas regiões de Pernambuco que devem estar livres da chuva é o Sertão, o Sertão do São Francisco e a Ilha de Fernando de Noronha. Que deve ter o tempo parcialmente nublado sem chuva. Nas demais localidades o tempo deve permanecer instável.

Para a Mata Norte e Mata Sul, a situação também se repete. E para esta terça-feira, a expectativa é também de tempo parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca a moderada. Nas duas regiões, a temperatura deve variar dos 22º aos 30º.

No Agreste pernambucano também são esperadas chuvas fracas, com o tempo parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade fraca. 

Noite é do samba

O samba mostra sua força nesta segunda-feira na capital pernambucana. Nos polos do Recife, o ritmo ganha o público na voz de vários artistas. A partir das 15h, na Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade, oito escolas de samba participam do Concurso de Agremiações do Carnaval 2019.  Além dos desfiles, o ritmo ainda estará sendo entoado de noite por Jorge Aragão em dois palcos na Zona Norte, no de Casa Amarela, às 20h, e no de Campo Grande, às 23h40. Já na Lagoa do Araçá a cantora da Gigante do Samba e também uma das homenageadas do Carnaval do Recife, Gerlane Lops, se apresenta ao lado de Irah Caldeira e Nádia Maia, às 20h.

Nos últimos 11 anos a campeã do Carnaval do Recife foi a Escola Gigante do Samba. Neste Carnaval, a agremiação contará a história da colonização, enfocando a cultura da cana-de-açúcar, com o tema “O Doce sabor da cana, uma viagem da Índia ao Brasil”. Foram gastos mais de R$ 250 mil no desfile, com os carros alegóricos, bateria e fantasias dos passistas. A segunda maior concorrente na disputa, a Escola Galeria do Ritmo gastou menos da metade do valor da atual campeã, cerca de R$ 123 mil.

A Galeria do Ritmo desfila há 56 anos, sendo 54 deles no grupo especial. Para o presidente da escola, Mizael Souza, o samba em Pernambuco é questão de amor. E mesmo que a escola não leve o título do Carnaval do Recife 2019, ele já se considera campeão. “Fazemos pelo amor ao samba, lutando para o Recife ter samba de qualidade. Todos os anos é um perrengue, um aperreio, falta dinheiro, mas na hora que a escola sai com toda sua exuberância vemos todo o esforço valer a pena”, contou o presidente.

Além dos desfiles, o ritmo ainda estará sendo entoado de noite por Jorge Aragão em dois palcos na Zona Norte, no de Casa Amarela, às 20h, e no de Campo Grande, às 23h40. Já na Lagoa do Araçá a cantora da Gigante do Samba e também uma das homenageadas do Carnaval do Recife, Gerlane Lops, se apresenta ao lado de Irah Caldeira e Nádia Maia, às 20h.

 

Últimas notícias