URGÊNCIA

Paulo Câmara solicita reunião com Dilma para discutir casos de microcefalia

Em ofício enviado na manhã desta quarta (25), governador pediu o apoio da presidente para criar o Plano Estadual de Enfrentamento às Arboviroses

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 25/11/2015 às 10:26
Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Em ofício enviado na manhã desta quarta (25), governador pediu o apoio da presidente para criar o Plano Estadual de Enfrentamento às Arboviroses - FOTO: Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Leitura:

O governador Paulo Câmara solicitou, na manhã desta quarta-feira (25), uma reunião "em caráter de urgência" com a presidente Dilma Rousseff para dicutir o aumento no número de casos de microcefalia em Pernambuco. Em ofício enviado hoje ao Palácio do Planalto, o governador classificou a situação como "gravíssima" e sugeriu a criação de um Plano Estadual de Enfrentamento às Arboviroses - doenças virais transmitidas por artrópodes, como os mosquitos da dengue, chikungunya e zika.

Para Paulo, o plano só será possível com a ajuda do Governo Federal. "Preocupa-nos o fato de que, tendo isolado o vírus chikungunya no Estado em agosto de 2015, já temos hoje 785 casos notificados. Este fato nos aponta a urgente necessidade de discutirmos as bases de um plano, para cuja implantação é imprescindível o apoio de Vossa Excelência", diz o texto. O governador afirmou, ainda, estar certo de que pode contar com o "costumeiro apoio" da presidente e que espera em breve poder "dar consequência às soluções de que tanto necessita o povo pernambucano neste momento".

DOENÇA - Pernambuco é o estado com mais casos registrados de microcefalia este ano no País. Entre os dias 27 de outubro e 22 de novembro, foram registrados 487 bebês acometidos pela doença. Em segundo lugar, vem a Paraíba, com 96 casos. No Brasil, o número chegou aos 741 casos suspeitos, com nascimentos em 160 municípios, distribuídos em nove estados.

Houve, também, um aumento de 580% nas notificações de dengue em 2015 (117.250 casos), em comparação como o mesmo período do ano passado. 61 municípios pernambucanos estão classificados em situação de risco de epidemia de dengue e 78 em situação de alerta para a epidemia. Especialistas apostam que casos recentes de microcefalia estejam estreitamente ligados a quadros de infecção causados pelo vírus da dengue, chicungunha ou zika durante a gestação. A relação entre a anomalia congênita e as arbovirores, entretanto, ainda está sendo investigada.

Veja detalhes sobre a condição no quadro abaixo:

ARTE_MICROCEFALIA_WEB

Últimas notícias