Saúde

Profissionais da Atenção Básica são capacitados para atender gestantes e bebês com microcefalia

Serão capacitados, até esta quarta, 600 profissionais

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 16/12/2015 às 8:35
Foto: Lú Streithorst/PCR
Serão capacitados, até esta quarta, 600 profissionais - FOTO: Foto: Lú Streithorst/PCR
Leitura:

Os profissionais da Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Recife estão sendo capacitados para dar assistência a gestantes e bebês que nascem com microcefalia. Até esta quarta-feria (16), 600 profissionais serão capacitados. Parte do Plano de Enfrentamento ao Aedes aegypti da Prefeitura do Recife, a iniciativa começou nessa terça-feira (15), no auditório da Perpart, no bairro do Cordeiro, com a participação de 300 profissionais.

Nessa terça, médicos, enfermeiros, equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e pré-natalistas de risco habitual participaram do curso. "Um assunto dessa importância precisa ser debatido. É fundamental que as informações cheguem para o profissional que atua na ponta, que por sua vez passará o conhecimento e esclarecimentos para os usuários da rede", considera a coordenadora da Saúde da Mulher do distrito sanitário 2, Daniele Tavares.

Segundo Zelma Pessoa, gerente geral de Políticas Estratégicas do Recife, esse é um momento de convocação para unir forças e unificar as informações. "Os profissionais da linha de frente que estão presentes nessa capacitação são muito importantes para que as orientações sejam colocadas em prática", afirmou. A capacitação abordou o acompanhamento e o apoio psicológico às gestantes e seus bebês. "É essencial que todos entendam os protocolos de atendimento e tenham sensibilidade para tratar sobre o assunto", concluiu.

Últimas notícias