mesmo no recesso

Alepe vai fiscalizar hospitais no combate à microcefalia

Assembleia Legislativa criou uma comissão especial para acompanhar as ações de combate à doença e ao mosquito aedes aegypti

Paulo Veras
Cadastrado por
Paulo Veras
Publicado em 16/12/2015 às 7:00
Foto: Roberto Soares/Alepe
Assembleia Legislativa criou uma comissão especial para acompanhar as ações de combate à doença e ao mosquito aedes aegypti - FOTO: Foto: Roberto Soares/Alepe
Leitura:

Deputados estaduais prometem aproveitar o recesso parlamentar para vistoriar hospitais e fiscalizar de perto as ações de combate à microcefalia em Pernambuco. Uma comissão especial para acompanhar a doença foi criada nessa segunda-feira (15) pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e começará a trabalhar na próxima semana. As primeiras visitas serão às UPAs e aos centros de referência para acompanhar os casos de microcefalia: os hospitais Osvaldo Cruz, Barão de Lucena, Imip. Os deputados querem conhecer o diagnóstico e o tratamento dos casos e verificar eventuais deficiências no enfrentamento à doença.

Mais de 900 casos suspeitos de microcefalia já foram notificados em Pernambuco em 2015; número muito superior aos 12 casos do ano passado. O surto está relacionado ao zika vírus, uma das doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, como a dengue e a chikungunya. “Queremos ver in loco as ações de combate ao vetor. São os larvicidas, as vacinas que vão ser instituídas no Estado e como está a questão dos repelentes para grávidas. Se a gente não fizer esse combate de forma contundente, não vamos acabar com essas doenças”, adiantou Socorro Pimentel (PSL), que presidirá a comissão.

Outra preocupação é com a população quedo interior, mais distante dos hospitais de referência. Para a deputada, o surto terá repercussões de longo prazo, inclusive para o planejamento financeiro do Estado na área de saúde.

A comissão será compostas pelos médicos Clodoaldo Magalhães (PSB), Simone Santa (PSB), Dr. Valdi (PP) e Odacy Amorim (PT), presidente da Comissão de Saúde. Ela terá 90 dias para concluir os trabalhos.

RECIFE - O combate à microcefalia também será debatido na Câmara do Recife, que realiza uma audiência pública na próxima sexta-feira (18), às 9h, com infectologistas e representantes do Ministério da Saúde, do Estado e da prefeitura da capital. “Os cérebros das crianças com microcefalia apresentam calcificações e as mães estão desesperadas. Como médica, estou assustada com a qualidade de vida dos pacientes”, afirmou Vera Lopes (PPS), que convocou o encontro.

Últimas notícias