Leia Também
- Superobesidade: Carlinhos responde bem ao tratamento médico
- Equipe de terapia ocupacional do HC participa do tratamento de Carlinhos
- Jovem paraibano com superobesidade perde 145 quilos e fica 20 minutos em pé
- Jovem paraibano com superobesidade consegue ficar em pé
- Rede solidária dá suporte a tratamento de jovem com superobesidade
- Médicos priorizam tratamento de edemas de jovem com superobesidade
- Superobesidade: caso desperta interesse e solidariedade
- Maior sonho de jovem com superobesidade é voltar a andar
- Após viagem tranquila, jovem com superobesidade chega ao HC para se tratar
- Jovem com superobesidade chega ao Recife nesta quinta-feira para se tratar no HC
Após cinco meses internado no Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o paraibano Carlos Antônio dos Santos Freitas (conhecido como Carlinhos) recebeu, na quarta-feira (23), alta temporária e passará o período de festas de fim de ano em casa, em Patos, no interior da Paraíba. No dia 9 de julho, ele deu entrada no HC para se tratar da superobesidade. Chegou à unidade de saúde com cerca de 420 quilos. Hoje ele pesa 270,6 quilos, consegue dormir de bruços e já começa a caminhar, segundo informa o chefe do Serviço de Cirurgia-Geral do HC, Álvaro Ferraz.
“Ele deve passar um mês em casa. Ao longo do tempo em que ficou internado no HC, Carlinhos recebeu atendimento de uma equipe multidisciplinar, realizou exercícios, fisioterapia e passou por acompanhamento psiquiátrico e psicoterapêutico. Em Patos, ele ficará sob os cuidados da atenção primária de saúde da cidade”, diz Álvaro. O HC ressalta que foi pactuado plano de cuidado para Carlinhos com as secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social de Patos, que se responsabilizarão pelo caso nesse período.
A equipe multiprofissional do HC considera que a alta temporária auxiliará no processo terapêutico e servirá como preparação do usuário e núcleo familiar para posterior alta hospitalar. Atualmente Carlinhos caminha distâncias curtas (com a ajuda do corrimão de sua cadeira de rodas, especialmente projetada) e melhorou o padrão alimentar. “Ele tem consumido de três mil a quatro mil calorias por dia”, diz Álvaro Ferraz. Sobre a indicação cirúrgica para tratamento da superobesidade, a equipe médica informa que ainda não é o momento de decidir se Carlinhos passará ou não pelo procedimento.