MOSQUITO

Prefeitura do Recife divulga balanço de ações contra o mosquito Aedes aegypti

Policlínica Lessa de Andrade deve atuar como centro de referência. Drones também estão sendo testados.

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 29/12/2015 às 11:50
Foto: Amanda Duarte/Jornal do Commercio
Policlínica Lessa de Andrade deve atuar como centro de referência. Drones também estão sendo testados. - FOTO: Foto: Amanda Duarte/Jornal do Commercio
Leitura:

A prefeitura do Recife divulgou nesta terça-feira (29) o balanço das ações do Plano Emergencial de Enfrentamento ao Aedes aegypti, lançado no início de dezembro.  No campo da saúde, entrará em funcionamento a partir da próxima segunda-feira o centro de referência na Policlínica Lessa de Andrade, na Zona Oeste do Recife, para atender crianças diagnosticadas com microcefalia. A prefeitura também está testando drones para aplicação de larvicida em locais de difícil acesso.

O objetivo do centro de referência é estimular precocemente crianças diagnosticadas com mcirocefalia, além de acumular experiência para a capacitação de profissionais. "Nós vamos ter que aprender junto com essas crianças e analisar quais são os desafios de saúde que elas vão apresentar", contou o secretário de Saúde da capital, Jailson Correia. Ele classificou o balanço como positivo. "A resposta da população têm sido excelente, as pessoas estão atendendo ao chamado".

Ao total, foram 54 ações desenvolvidas por 19 secretarias e órgãos municipais, sendo 44 gerais e 10 específicas de saúde. O objetivo é sensibilizar e conscientizar a população para o combate direto aos focos do Aedes aegypti, além de dar assistência de saúde para as gestantes de bebês com suspeita de microcefalia. 

O contingente de pessoas envolvidas chega a 8 mil servidores, sob a coordenação da Secretaria de Saúde.  De acordo com o Prefeito do Recife, Geraldo Júlio, o enfrentamento do Aedes aegypti este ano é diferente dos anteriores pelo grau de intensidade. "O mosquito agora não é só da Dengue, ele transmite outras doenças e deve ser eliminado", ressaltou.

NÚMEROS -  3.922 servidores foram capacitados para a luta contra o Aedes aegypti. Em 2015, 1.872.497 locais foram visitados por agentes de saúde em todos os 94 bairros do Recife. Dessas, 210.820 visitas foram feitas a partir de novembro, data de intensificação da campanha.

Ao total, foram 14 mutirões nos finais de semana e 58 pontos críticos removidos durante essas ações. Além disso, as palestras de saúde somaram 7.850, com 46.760 pessoas alcançadas. 

Últimas notícias