Aedes Aegypt

Testes de vacina contra dengue levarão pelo menos um ano no instituto Butantã

Desenho aprovado em São Paulo previa que um grupo dos voluntários nos testes usaria placebo, uma substância inócua

Do Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Do Estadão Conteúdo
Publicado em 29/12/2015 às 6:59
Foto: Acervo/ JC Imagem
Desenho aprovado em São Paulo previa que um grupo dos voluntários nos testes usaria placebo, uma substância inócua - FOTO: Foto: Acervo/ JC Imagem
Leitura:

Existem dúvidas sobre como a aprovação da vacina contra a dengue desenvolvida pela Sanofi Aventis afetará o desenvolvimento da vacina contra a doença do Instituto Butantã. O problema é que o desenho aprovado em São Paulo previa que um grupo dos voluntários nos testes usaria placebo, uma substância inócua. Tal estratégia é praxe quando não há alternativas mais eficazes para prevenção.

A dúvida, no entanto, é se tal desenho é ético quando há outros produtos com eficácia comprovada no mercado. Além disso, a expectativa é de que ficará mais difícil para recrutar voluntários interessados em fazer a pesquisa. Questionado, o Butantã afirmou que não haverá nenhuma mudança no planejamento.

A vacina paulista, já na última fase de testes clínicos, deverá levar pelo menos mais um ano para ser aprovada, de acordo com o diretor substituto do instituto, Marcelo De Franco. "Nosso protocolo para realização dos testes clínicos é de cinco anos. Mas o registro pode sair bem antes, dependendo da comprovação de eficácia. Com base na nossa experiência em epidemias, é bem provável que tenhamos esses resultados dentro de um ano ou um ano e meio", disse.

Segundo Franco, a fase 3 dos testes clínicos já começou e o instituto está montando a estrutura dos centros que farão a captação de 17 mil voluntários em cinco cidades. Todas as doses que serão usadas estão preparadas.

Últimas notícias