Saúde

Hemope descentraliza serviços de hematologia

Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina foi eleita de referência no tratamento das doenças benignas do sangue

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 19/04/2016 às 19:25
Foto: Divulgação/ Hemope
Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina foi eleita de referência no tratamento das doenças benignas do sangue - FOTO: Foto: Divulgação/ Hemope
Leitura:

Os serviços da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) passarão a ser descentralizados. O processo está sendo iniciado pela Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), no Sertão do Estado, considerada de referência no tratamento das doenças benignas do sangue. A escolha foi firmada em encontro nesta terça-feira (19) entre a presidente do Hemope, Yêda Albuquerque, e a diretora geral da UPAE, Magnilde Alves.

A eleição do município, conforme a presidente, levou em conta a localização estratégica (oposta à capital) e o fato da cidade ser um polo de desenvolvimento, inclusive na área da saúde. “A gente está buscando cumprir a determinação do Sistema Único de Saúde [SUS], através da oferta de um tratamento mais próximo da casa dos pacientes. Para isso, temos o privilégio de ter um hematologista na UPAE, que é uma das especialidades médicas mais escassas do mundo. Queremos que o paciente se sinta seguro para fazer o tratamento em Petrolina, e não só no Recife. É como se a UPAE também fosse o Hemope”, explica Yêda.

O hematologista, os equipamentos para exames de imagem e laboratório, além da equipe multiprofissional e não médica, já foram providenciados e a expectativa é que o serviço comece logo. “É importante ressaltar que esse acompanhamento será para os pacientes com doenças benignas do sangue, os oncológicos serão encaminhados à APAMI”, adianta a coordenadora geral da UPAE, destacando que os pacientes ingressarão na UPAE via marcação da Geres.

SOLIDARIEDADE - Aliada a essa descentralização, a Fundação Hemope programa campanhas para captação de doadores de sangue e medula óssea. “Esse trabalho de sensibilização será feito pelas assistentes sociais da UPAE em parceria com o Hemope, Geres e demais unidades de saúde que serão envolvidas no processo. O objetivo é aumentar o número de doadores na região”, conclui Yêda.

Últimas notícias