VACINA

Sábado é dia D de vacinação contra a H1N1 em Pernambuco

Pernambuco já recebeu do Ministério da Saúde cerca de 1 milhão de doses

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 29/04/2016 às 13:30
Guga Matos/JC Imagem
Pernambuco já recebeu do Ministério da Saúde cerca de 1 milhão de doses - FOTO: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

Pernambuco participa neste sábado (30) do dia D da campanha nacional de vacinação contra a gripe H1N1. Até o momento, o Estado recebeu do Ministértio da Saúde cerca de 1 milhão de doses da vacina. A expectativa é de que mais de 300 mil doses cheguem aos postos amanhã. Aproximadamente 213 mil pessoas já foram imunizadas.

A campanha de vacinação contra o vírus da influenza A H1N1, A H3N2 e B é voltada para os grupos prioritários formados por crianças de 6 meses aos 5 anos, trabalhadores de saúde, idosos, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais, mediante comprovação. Até o fim da campanha, no dia 20 de maio, devem ser imunizados pouco mais de 2 milhões de pessoas. 

A imunização é contraindicada para indivíduos com alergia grave ao ovo ou a qualquer outro componente da fórmula ou aqueles que apresentaram história de reação anafilática em dose anterior da vacina. Em caso de doenças agudas febris moderadas ou graves, é recomendado adiar a vacinação até a resolução do quadro. A vacinação contra a influenza pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, além de poder reduzir em 40% os casos de síndrome gripal.

Últimas notícias