Saúde

Aedes: PE investiga 7 mortes e 2.370 casos prováveis de arboviroses

Os dados do 12º boletim de arboviroses consideram os registros de 2018 feitos até 24 de março

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 29/03/2018 às 12:15
Foto: Pixabay
Os dados do 12º boletim de arboviroses consideram os registros de 2018 feitos até 24 de março - FOTO: Foto: Pixabay
Leitura:

O 12º balanço de 2018 de dengue, chicungunha e zika, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), revela a investigação de sete mortes suspeitas por arboviroses em Pernambuco. As notificações dos óbitos são de municípios do Grande Recife (Moreno, Paulista, Goiana e Jaboatão dos Guararapes - este último tem dois registros), da Mata Sul (Ribeirão) e do Agreste do Estado (Pesqueira). Além disso, um dos óbitos notificados este ano (menino de 1 ano, de Iguaracy, Sertão de Pernambuco) foi descartado como associado a arboviroses.

Leia o especial Zika em Mil Dias: www.jc.com.br/zikaemmildias

O boletim epidemiológico também mostra que 2.370 casos de doenças transmitidas pelo Aedes (dengue, chicungunha e zika) permanecem em investigação. Os dados consideram os registros de 2018 feitos até 24 de março.

As outras sete mortes permanecem em análise e serão confirmadas ou descartadas pelo Comitê Estadual de Discussão de Óbitos por Dengue e outras Arboviroses. Segundo protocolo, é feita investigação domiciliar e hospitalar da morte e das informações complementares do quadro clínico dos pacientes.

Municípios em risco

O boletim ainda revela que o índice de infestação predial do 2º ciclo do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). Pela análise, 155 municípios pernambucanos estão em risco de surto de arboviroses e 24 em situação satisfatória. Outras cinco cidades (Buíque, Garanhuns, São Lourenço da Mata, Sertânia e Tracunhaém) não informaram dados.

 

Últimas notícias