PREVENÇÃO

Saiba como se proteger contra o sarampo

Até o momento, quatro casos da doença foram confirmados em Pernambuco

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 16/08/2019 às 19:32
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Até o momento, quatro casos da doença foram confirmados em Pernambuco - FOTO: Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Leitura:

Nessa quinta-feira (15), a Secretaria de Estadual de Saúde (SES) confirmou quatro casos de sarampo em Pernambuco. Até agora, os casos confirmados são no Recife e Caruaru, no Agreste. Diante disso, uma das orientações da SES, em adição às faixas etárias já estabelecidas, é que crianças de 6 meses a menores de 1 ano que residem na capital pernambucana, em Paulista, Bezerros, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Frei Miguelinho e Salgueiro, sejam vacinadas.

"Essa será considerada uma dose extra, sendo necessário seguir com o esquema normal a partir dos 12 meses, quando a criança deve ser imunizada novamente, com um reforço aos 15 meses", afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.
Desde janeiro deste ano, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) recebeu 132 notificações de casos suspeitos de sarampo, com 74 descartes, 4 confirmações e 54 ainda em investigação. 

Quem deve se vacinar?

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, crianças de 1 ano devem receber a primeira dose da vacina tríplice viral e voltar a tomar com 1 ano e 3 meses. No entanto, ainda segundo o médico, a pessoa que não lembra se tomou a vacina e tem até 30 anos, deve receber duas doses da vacina.

Já quem tem entre 30 e 49 anos precisa tomar uma única dose. Para os maiores de 50 anos, é preciso procurar um médico e passar por uma avaliação.

A SES informa que vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba e está disponível de rotina nas salas de vacina dos municípios.

Últimas notícias