IMUNIZAÇÃO

Vacinação contra sarampo aumenta nos postos de saúde do Recife

No Recife, o número de doses aplicadas em agosto praticamente quadruplicou com relação ao mês de julho. No Agreste, Caruaru reforça imunização

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 30/08/2019 às 7:40
Foto: FIlipe Jordão/ JC Imagem
No Recife, o número de doses aplicadas em agosto praticamente quadruplicou com relação ao mês de julho. No Agreste, Caruaru reforça imunização - FOTO: Foto: FIlipe Jordão/ JC Imagem
Leitura:

O número crescente de casos confirmados e suspeitos de sarampo no Estado acendeu o alerta na população e aumentou o movimento nos postos de saúde. Liberada para crianças com seis meses até adultos com 49 anos, a vacina tríplice viral está sendo a mais procurada nos postos de saúde do Recife. Entre julho e agosto o número de doses aplicadas praticamente quadruplicou. Em Caruaru, no Agreste pernambucano, a situação não é diferente. Com dois casos confirmados, a cidade está vacinando uma média de mil pessoas por dia e está preparando um reforço nas unidades de saúde neste sábado. 

A analista de regulação Amanda Cavalcanti, de 22 anos, procurou a Policlínica Waldemar de Oliveira, no bairro de Santo Amaro, Área Central do Recife, para atualizar o cartão de vacinas. Preocupada com o surto da doença, ela preferiu se prevenir. “Quando os casos foram surgindo eu comecei a procurar meu cartão. Foi aí que eu vi que a última vacina que eu tomei foi em 1999 e não havia a tríplice. Assim que deu, corri para me despreocupar”, conta a jovem. 

Segundo a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), em julho foram aplicadas cerca de cinco mil doses da vacina. Já em agosto, o número já atingiu mais de 19 mil imunizações nas 170 salas de vacinação. Outras 20 mil doses foram entregues esta semana. Segundo o órgão, 87% das crianças com um ano de idade, no Recife, já tiveram a primeira dose da vacina aplicada. Como é o caso da pequena Valentina Maria dos Santos, que foi levada pela irmã, Jeisiane Maria dos Santos, para ser vacinada. “Nossa mãe pediu para que eu a trouxesse já que ela ainda não tinha tomado a tríplice viral. Quando eu era pequena tomei e agora chegou a vez dela”, comenta a estudante. O Recife tem dois casos confirmados da doença, 19 suspeitos e 24 descartados. 

Na Policlínica Gouveia de Barros, no bairro da Boa Vista, as filas também estavam chamando atenção. Foi lá que o comerciante Alan Alencar, 47 anos, e seu filho, Pyetro Alencar, 22, procuraram tirar dúvidas sobre a vacina e se imunizar. “Minha maior preocupação é porque minha mãe já faleceu e eu não tinha mais meu cartão de vacinas para saber se já tinha tomado ou não. Como meu trabalho demanda que eu frequente unidades de saúde, achei que era importante ter a certeza que estava protegido”, diz. “Eu não tinha tomado ainda, mas agora já aproveitei e atualizei o cartão. Depois é só tomar a segunda dose”, acrescenta o filho. 

Agreste

Em Caruaru, a procura pela imunização também tem lotado postos. Nesta semana, a média de vacinação tem sido de mil pessoas, segundo o coordenador de Epidemiologia da Secretaria de Saúde do município, Efraim Naftali. “Muita gente tem ido às unidades de vacinação para conferir o esquema vacinal. Estamos satisfeitos com a vacinação, mas não se pode baixar a guarda porque é uma doença contagiosa e de fácil propagação”, comenta Efraim, que garante que, apesar dos dois casos confirmados e seis suspeitos, a situação na cidade está controlada. “Estamos investigando seis casos, sendo cinco crianças e um adulto. Cinco deles deram positivo para o primeiro exame, mas ainda estamos aguardando os resultados das análises feitas pelo Estado. O pacientes já estão em casa e fora do período de transmissibilidade”, acrescenta.

Nesta quinta-feira (29), o município recebeu 15 mil doses da vacina, que devem durar cerca de duas semanas. Segundo Efraim, 17 mil pessoas já foram vacinadas desde o surgimento dos primeiros casos de sarampo em Caruaru, que por ser considerada polo no Agreste, também recebeu casos de outros municípios. “Em nossas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) recebemos casos de Riacho das Almas, Taquaritinga do Norte, Toritama e Vertentes. Prontamente nossa equipe médica identificou a suspeita, notificou e enviou os pacientes para suas respectivas cidades”, explica o coordenador. 

No sábado (31), a Secretaria de Saúde de Caruaru estará vacinando com uma ação porta a porta nos residenciais Nina Liberato e Xique-Xique vacinando crianças de seis a 11 meses, das 8h às 12h. Tendas também serão montadas nas praças das duas comunidades para a atualização do cartão vacinal de crianças até cinco anos. Também haverá reforço no Centro de Saúde Ana Rodrigues, no bairro São Francisco, no Centro de Saúde da Boa Vista, no Shopping Difusora e no supermercado Bonanza, no bairro Maurício de Nassau. A ação nestes pontos acontece das 8h às 16h. Durante a semana a dose pode ser tomada em qualquer unidade básica de saúde, das 7h30 às 16h30.

Últimas notícias