Epidemia

Mais um caso de sarampo em bebê é confirmado em Taquaritinga do Norte

Outros 466 casos estão em investigação

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 02/10/2019 às 12:51
Foto: Guga Matos/Acervo JC Imagem
Outros 466 casos estão em investigação - FOTO: Foto: Guga Matos/Acervo JC Imagem
Leitura:

Até o último dia 27 de setembro, Pernambuco notificou 731 suspeitas de sarampo, com 242 casos descartados e 23 confirmações, incluindo o caso mais recente: uma menina de 11 meses moradora de Taquaritinga do Norte, no Agreste do Estado. Os outros 466 casos estão em investigação. As confirmações ocorreram entre julho e a primeira quinzena de agosto. Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira (2) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Confira os municípios de Pernambuco com casos confirmados:
Recife (3)
Caruaru (6)
Taquaritinga do Norte (9)
Frei Miguelinho (1)
Santa Cruz do Capibaribe (1)
Vertentes (1)
Bezerros (1)
Toritama (1)
Vacinação

Desde janeiro, Pernambuco já vacinou mais de 443 mil pessoas com a tríplice viral, que, além do sarampo, ainda protege contra a caxumba e a rubéola. "Precisamos concentrar nossos esforços em diversas frentes para evitar a ocorrência de novos casos da doença. Estamos conscientizando a população sobre a vacinação, orientando os profissionais de saúde a notificarem os casos e atuando com os municípios para iniciar, em tempo oportuno, a investigação e as ações de bloqueios relacionadas aos casos suspeitos. Todas essas atividades visam prestar a devida assistência ao paciente e reduzir drasticamente o risco de adoecimento da nossa população", pontua o secretário Estadual de Saúde, André Longo.

Programação

A superintendente de Imunização da SES, Ana Catarina Melo, abriu a programação de palestras no evento, reforçando que o Estado está trabalhando para combater e prevenir o adoecimento da população. “Nós temos, atualmente, circulação de sarampo em vários estados brasileiros. Por isso, é essencial estarmos atentos às possíveis ocorrências. É importante, inclusive, que as notificações aconteçam, pois aponta que a nossa rede está vigilante para o vírus circulante e continua trabalhando para manter as coberturas vacinais no nível adequado”, pontua.

A gestora acrescentou ainda que Pernambuco está abastecido da vacina tríplice viral. "A partir da próxima semana, iniciamos uma campanha nacional para vacinar a população de 6 meses a 4 anos. As doses serão aplicadas nos meninos e meninas que não começaram ou ainda não completaram seu esquema vacinal. A escolha desse público é pela incidência da doença ser mais alta nessa faixa etária, além do risco de agravamento do caso. Em novembro, ainda teremos campanha voltada para os adultos jovens entre 20 e 29 anos", acrescenta Ana Catarina.

Últimas notícias