NOTIFICAÇÕES

Pernambuco tem 65 casos de sarampo confirmados em 2019

O município com maior número de casos confirmados da doença é Taquaritinga do Norte

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 29/10/2019 às 12:14
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
O município com maior número de casos confirmados da doença é Taquaritinga do Norte - FOTO: Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Leitura:

Subiu para 65 o número de casos de sarampo confirmados em Pernambuco. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), até o último dia 19, foram notificados 942 casos suspeitos da doença e 877 ainda estão em investigação. Os casos confirmados são de Taquaritinga do Norte (23), Santa Cruz do Capibaribe (11), Vertentes (10), Toritama (7), Caruaru (6), Recife (5), Jaboatão dos Guararapes (1), Bezerros (1) e Frei Miguelinho (1).

A SES-PE informou que as ações de vigilância epidemiológica (investigação dos casos e vacinação de bloqueio), além da assistência ao paciente, são iniciadas logo após a notificação do caso, ou seja, independente do resultado laboratorial.

Fim da campanha de vacinação

A campanha de vacinação contra o sarampo voltada para crianças e 6 meses a 4 anos teve fim na última sexta-feira (25). Foram aplicadas, durante o período da ação, mais de 100 mil doses da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba.

Com o fim da primeira fase da campanha, a vacina tríplice viral volta à rotina nos postos de saúde. Ao completar 1 ano, a criança deve tomar a primeira dose e, três meses depois, a segunda - ou seja, as crianças a partir dos 6 meses de idade precisam tomas 3 doses do imunizante.

A partir dos 2 anos, caso o menino ou menina ainda não tenha começado o esquema vacinal, duas doses devem ser feitas com um intervalo de um mês entre elas. Além disso, indivíduos de 12 meses a 29 anos de idade, devem tomar 2 doses de tríplice viral com intervalo mínimo de 30 dias entre elas. Já as pessoas entre 30 e 49 anos de idade ainda não vacinadas devem tomar 1 dose da vacina. Os profissionais de saúde precisam de 2 doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas, independente da idade.

Segunda fase

A segunda fase da campanha nacional de vacinação contra o sarampo acontecerá entre os dias 18 e 30 de novembro. O público-alvo serão os adultos jovens com idade entre 20 e 29 anos.

Últimas notícias