CUIDADOS

Com o aumento do calor em Pernambuco, saiba que cuidados tomar com sua saúde

Médicas dão dicas para proteger a saúde diante das altas temperaturas marcadas pelos termômetros no Estado

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 10/12/2019 às 7:29
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Médicas dão dicas para proteger a saúde diante das altas temperaturas marcadas pelos termômetros no Estado - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

A sensação térmica tem se elevado tanto, sem dó nem piedade, que a impressão é de que falta conforto térmico para realizar atividades do dia a dia. E como a gente se defende? As respostas foram dadas nessa segunda-feira (9), durante o programa Casa Saudável, da TV JC, pelas dermatologistas Deborah Castro e Vanessa Nóbrega. Elas destacaram que beber bastante água, fazer refeições leves, usar roupas de cor clara e caprichar nas doses de filtro solar são medidas essenciais para garantir a boa saúde durante a temporada de altas temperaturas.

Se não forem adotadas medidas para blindar o calor, uma série de problemas de saúde pode aparecer, como desidratação, cansaço, queimaduras solares e desorientação. “É importante reforçar o uso de filtro solar, que deve ser aplicado diariamente, e não somente nos momentos de exposição ao sol. Os produtos que têm fator de proteção solar (FPS) a partir de 30 são recomendados para uso diário”, destacou Deborah Castro, do Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (Imip). A dermatologista Vanessa Nóbrega complementou que o protetor solar não pode ficar fora da bolsa. “Se permanecermos expostos à radiação solar, precisamos reaplicá-lo a cada duas ou três horas.” Ela acrescentou que, no caso das crianças, inicia-se o uso do produto a partir dos 6 meses de idade, utilizando protetor adequado para a pele que é mais sensível. A recomendação é buscar orientação com o pediatra ou o dermatologista sobre o melhor produto para cada caso. É preciso que não só crianças criem o hábito de usar o protetor solar diariamente, mas adolescentes e adultos não esqueçam as aplicações.

Hidratação

As temperaturas mais quentes também exigem hidratação redobrada. Deve-se aumentar a ingestão de líquidos e abusar da água, do suco de frutas e da água de coco. Outros problemas associados a altas temperaturas são o estresse provocado pelo calor, a insuficiência cardíaca e a lesão renal aguda causada pela desidratação.

Além disso, durante a temporada de calor, as pessoas se expõem mais a fatores causadores de alergia. O olho é exposto a mais agressões, como praia, sol, vento e mais contato com outras pessoas, o que favorece a irritação ocular e a disseminação de doenças, como as conjuntivites.

Colaborou a repórter Amanda Rainheri

Por que está tão quente?

Segundo o meteorologista Roni Guedes, não há nada atípico do ponto de vista meteorológico para a sensação de calor na região. O que acontece é que o globo inteiro está sofrendo com as mudanças climáticas, e isso tem efeitos em cada localidade. “Existem vários estudos climáticos que apontam que a tendência é que os verões sejam cada vez mais quentes. Com certeza teremos registros de maiores temperaturas não só em Pernambuco, mas em todo o Brasil”, disse o especialista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Recife

De acordo com o especialista, as temperaturas no Grande Recife ainda vão aumentar ao longo do mês de dezembro. Neste ano, o maior valor de temperatura registrado na Região Metropolitana foi de 33,8ºC, um grau acima do ano passado, que obteve 32,8ºC de máxima. O valor ainda é superior ao recorde de temperaturas das cidades litorâneas em 2015, quando a Agência mediu 36,7ºC.

>>> Tá com sede? Veja bebidas deliciosas para refrescar o calor desse verão

Sertão

Mesmo antes do verão, que se inicia oficialmente em 22 de dezembro, algumas cidades do Sertão já registraram as mais altas temperaturas desde que a Agência Pernambucana de Águas e Clima começou a medi-las, em março de 2010. Na última semana, foram constatados os valores de 40,7ºC em Floresta; 39,5ºC em Salgueiro, 39,5ºC em Cabrobó, 37,3ºC em Arcoverde. No Agreste, a cidade de Surubim registrou 36º C. Já no Grande Recife, o recorde ficou por conta de São Lourenço da Mata, com 35ºC.

No Sertão de Pernambuco, as temperaturas máximas ocorrem nos meses de novembro e dezembro, por anteceder o período chuvoso, que inicia em janeiro e vai até abril. “Em novembro, o tempo é mais aberto, com céu claro. Mas a partir de dezembro a quantidade de nuvens começa a aumentar, e os índices de umidade também. Assim, o tempo se torna mais nublado e a temperatura tende a cair”, explicou Roni Guedes.

>>> Cuidados para manter a pele saudável no verão

Últimas notícias