Saúde

Mais um sagui doente deixa autoridades sanitárias em alerta no Grande Recife

Animal foi encontrado doente por caseiro de um sítio no município, dias depois das mortes de 14 saguis em Aldeia

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 10/01/2020 às 12:37
Foto: Guga Matos/Acervo JC Imagem
Animal foi encontrado doente por caseiro de um sítio no município, dias depois das mortes de 14 saguis em Aldeia - FOTO: Foto: Guga Matos/Acervo JC Imagem
Leitura:

Após a morte de 14 saguis, ocorridas nas duas últimas semanas, em Aldeia, bairro de Camaragibe, no Grande Recife, mais um primata não humano foi encontrado doente em sítio localizado numa comunidade em Abreu e Lima, também na Região Metropolitana. As equipes da Vigilância em Saúde Ambiental do município e os policiais do Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) já fizeram vistoria do terreno onde o sagui foi visto pela última vez, há cerca de quatro dias, pelo caseiro do sítio.

A família que reside na propriedade e os demais moradores da região têm medo de que o animal tenha sido infectado por algum vírus. Ele apresentava sonolência e foi visto cambaleante. A Vigilância em Saúde Ambiental do município ressalta que ainda é cedo para afirmar se esse caso tem relação com a morte dos saguis em Aldeia.

Ainda não se sabe a causa das mortes dos animais em Aldeia, mas a ocorrência desses óbitos em série serve para monitorar a possibilidade de circulação do vírus da febre amarela, antes mesmo de humanos adoecerem. Os macacos, então, servem como guias para a elaboração de ações de prevenção.

A morte dos saguis em Aldeia reforça o alerta para a possibilidade de entrada do vírus em Pernambuco, mas não há motivos para entrar em pânico. “Não é um risco potencial (de febre amarela), até porque ainda precisamos saber se existe (na região) o vetor responsável pela transmissão. Estamos fazendo captura de mosquitos na área (para analisar se estão infectados) e também vamos entrar pela mata, até chegar a Paudalho (Zona da Mata) para fazer a vigilância”, esclareceu a gerente do Programa de Controle das Arboviroses da SES, Claudenice Pontes.

Ela informou que foram coletadas amostras (de vísceras para pesquisa do vírus da febre amarela, dengue, herpes e raiva) de cinco saguis, entre os 14, encontrados mortos em Aldeia. A análise é feita pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará, e o resultado deve ficar pronto em cerca de 30 dias. “Solicitamos prioridade ao laboratório”, acrescentou Claudenice.

Vigilância

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) afirma que foi notificada da ocorrência de um primata não humano doente no município de Abreu e Lima e que já realiza, na manhã desta sexta-feira (10), em parceria com órgãos ambientais, a captura do animal. "Importante ressaltar que a notificação do adoecimento ou morte de primatas não humanos está instituída em Pernambuco desde 2017. As ocorrências devem ser informadas à Secretaria de Saúde do município para que as ações necessárias sejam realizadas", diz a nota da SES.

Últimas notícias