Febre amarela

Após morte de saguis, Aldeia recebe primeiras doses de vacina contra febre amarela

A imunização, segundo a Secretária Estadual de Saúde de Pernambuco, já estava programada

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 11/01/2020 às 11:02
Foto: Michelly Nunes
A imunização, segundo a Secretária Estadual de Saúde de Pernambuco, já estava programada - FOTO: Foto: Michelly Nunes
Leitura:

A população do condomínio fechado no bairro de Aldeia, em Camaragibe, no qual foi notificado a morte de pelo menos 14 saguis, recebeu a vacinação de bloqueio contra a febre amarela, na manhã deste sábado (11). A imunização, segundo a Secretária Estadual de Saúde de Pernambuco, já estava programada pelo Ministério da Saúde para os municípios do Nordeste.  A partir de segunda-feira (13), a vacinação estará disponível para todos os moradores de Aldeia. 

Além da vacinação, também foram dadas orientações aos moradores e funcionários do local. “Orientamos os funcionários para que eles saibam como proceder e notificar caso encontrem mais animais mortos", explica Claudenice Pontes, gerente de vigilância das arboviroses da Secretária Estadual de Saúde. A orientação irá se estender a outros condomínios de Aldeia que tenham áreas próximas de matas e que possam ter o mosquito silvestre, transmissor da febre amarela. 

Vale ressaltar que a ação é preventiva, visto que a causa da morte dos saguis ainda não foi identificada. 

Saguis

Ainda não se sabe o que causou a morte dos saguis, mas o material já está sendo processado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). O animal não transmite a febre amarela, mas é importante sentinela para alerta em regiões onde o vírus da doença está circulado. Entre as hipóteses, também são levados em consideração possíveis surtos de herpes e infecção por dengue. 

Calendário Nacional de Imunização

Daqui há dois meses, no Estado, a vacinação contra a febre amarela passa a fazer parte da rotina prevista no Calendário Nacional de Imunização, que corresponde ao conjunto de vacinas consideradas de interesse prioritário à saúde pública do País. Ou seja, assim como as doses contra meningite, hepatites A e B, sarampo, caxumba e rubéola, a vacina contra febre amarela será ofertada no dia a dia dos postos, e não só apenas a quem vai viajar a locais, até então, considerados de risco para a infecção.

 

 

 

Últimas notícias