HANSENÍASE

Prefeitura do Recife realiza atendimentos e atividades que alertam para os sintomas da hanseníase

Além de ações preventivas, uma caminhada também está marcada, para mobilizar a população sobre a Hanseníase

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 22/01/2020 às 19:30
Fotos: Ikamahã/Sesau PCR
Além de ações preventivas, uma caminhada também está marcada, para mobilizar a população sobre a Hanseníase - FOTO: Fotos: Ikamahã/Sesau PCR
Leitura:

Neste mês, a Prefeitura do Recife se mobilizou realizando diversas ações que estão acontecendo em várias unidades de saúde do município para chamar a atenção das pessoas e profissionais da saúde sobre os sinais e sintomas da hanseníase. Estas ações estão incluídas na programação do 'Janeiro Roxo'. Elas são feitas em alusão ao Dia Mundial Contra a Hanseníase, que é celebrado no próximo domingo (26). A intenção da campanha é de alertar a população para a importância do diagnóstico precoce e tratamento da doença.

Durante esta semana, as unidades de saúde estão realizando a avaliação dermatoneurológica (testes de sensibilidade, palpação de nervos, avaliação da força motora, etc) nos pacientes que identificaram manchas suspeitas, durante a busca ativa que os profissionais realizaram nas comunidades nos últimos dias. Os pacientes que forem diagnosticados com a doença vão ser encaminhados para tratamento e acompanhamento. Nesta quinta-feira (23), a Unidade de Saúde da Família (USF) do Parque dos Milagres, no Ibura, Zona Sul do Recife, vai receber a ação da Prefeitura, a partir das 8h30.

Caminhada

Nesta sexta-feira (24), vai acontecer a 1ª Caminhada Municipal em Alusão ao Dia Mundial Contra a Hanseníase. A saída está marcada para às 9h, da Praça da República, com destino ao Marco Zero, no bairro do Recife, com uma frevioca para animar os participantes durante o percurso.

Dia do Espelho

Na próxima terça-feira (28), na Unidade de Saúde da Família (USF) do Maracanã, vai acontecer o 'Dia do Espelho', quando a população é convidada a fazer o autoexame diante de um espelho. Nos últimos dias, os profissionais também participaram de discussões sobre a hanseníase nas unidades de saúde que vão receber as programações. Os encontros tiveram o objetivo de sensibilizar os profissionais sobre a importância da busca ativa para o sucesso do tratamento da doença.

Referência

Todas as unidades de Saúde da Família (USF) realizam tratamento da doença. Na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, Zona Oeste do Recife, funciona o serviço de sapataria, voltado para os pacientes de hanseníase que necessitam de calçados especiais. Para ter acesso a este serviço, é necessário que o paciente seja encaminhado pela unidade básica, através do médico, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional, que informa todas as especificidades do item a ser confeccionado. A sapataria produz palmilha de descompressão, sandálias, dorso flexor, splinter, entre outros.

Sanar Recife

Com a intenção de atender as doenças transmissíveis que são consideradas negligenciadas (hanseníase, filariose, tuberculose e geo-helmintíase), a Prefeitura do Recife criou, em 2013, o programa Sanar Recife, que conta com ações como assessoramento de unidades de saúde, acompanhamento, tratamento e investigação dos casos; fortalecimento da assistência laboratorial, fortalecimento da rede de atenção básica e promoção de ações de educação em saúde.

*A hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium Ieprae, crônica, de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude e seu alto poder incapacitante, atingindo principalmente a faixa etária economicamente ativa. Todas as unidades de saúde da família do Recife realizam tratamento da doença, que é feito com antibióticos e tem duração de seis a 12 meses. Poucos dias após o início do tratamento, o usuário deixa de transmitir a doença.

Confira a programação completa do 'Janeiro Roxo'

Últimas notícias