Ficção

Peça recontextualiza obra de Josué de Castro

Homens e caranguejos relaciona a história criada pelo pernambucano com a de moradores da Ilha de Deus e do Boqueirão (São Paulo)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 15/06/2012 às 6:00
Leitura:

A Cia. Duas de Criação e o Coletivo Cênico Joanas Incendeiam (SP) se reuniram em um espetáculo inspirado no único romance escrito pelo pernambucano Josué de Castro, relacionando a história criada pelo geógrafo na década de 1960 com a de pessoas que vivem atualmente na Ilha de Deus (Recife) e Boqueirão (São Paulo). A peça Homens e caranguejos é encenada neste sábado (16/6), às 19h, e domingo (17/6), às 17h, no Teatro Marco Camarotti.

Josué de Castro escreveu Homens e caranguejos em 1966. Em 2010, Luciana Lyra, que forma a Cia. Duas de Criação com Viviane Madu, foi procurada pelas atrizes do Coletivo Joanas Incendeiam para criar o espetáculo. Beatriz Marsiglia, Camila Andrade, Juliana Mado e Letícia Leonardi também colaboraram com a dramaturgia da peça.

Uma das visitas do grupo à Ilha de Deus aconteceu em janeiro de 2012. "Quando a gente voltou, entrou em contato com o Boqueirão e finalizou a dramaturgia. A gente partiu para o trabalho de cena mesmo, elaboração da indumentária, finalização da cenografia, iluminação e do vídeo, tem algumas imagens da comunidade que a gente projeta", lembra Luciana.

A história contada é a de um menino que chega com o pai ao mangue fugindo da seca. O menino faz amizade com Cosme, que desperta nele a consciência política. Cosme não tem o movimento das pernas e vê a Aldeia dos Demais pelo reflexo do espelho e o que acontece no mundo pelas notícias de jornais trazidos pelo menino.

"A gente está se preparando para uma temporada mais longa aqui em São Paulo, que deve acontecer em agosto ou setembro. Talvez futuramente aconteçam outras apresentações no Recife, se a gente conseguir algum patrocínio, aprovação em algum edital. A gente está super ansioso e feliz de ir para o Recife, algumas pessoas da comunidade vão ao espetáculo", afirma Luciana.

Neste sábado (16/6), no Sesc Santo Amaro, Luciana ministra a oficina Mitodologia em Artes Cênicas aplicada ao trabalho do ator. Os alunos farão experimentos cênicos a partir da metodologia desenvolvida por ela durante a criação da peça, "que relaciona os mitos pessoais de cada artista ao tema-guia abordado no espetáculo". A oficina tem duração de cinco horas, das 8h às 13h, e a inscrição é gratuita (enviar carta de intenção e currículo para o [email protected]).

A matéria completa está no Caderno C desta sexta-feira (15/6), no Jornal do Commercio.

Últimas notícias