VÁRZEA

Pinacoteca do IRB volta a receber a exposição Paisagens brasileiras

Como parte da mostra, onze telas de Nicolao Antonio Facchinetti são exibidas no local depois de quase 10 anos

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 25/03/2015 às 15:26
Divulgação
Como parte da mostra, onze telas de Nicolao Antonio Facchinetti são exibidas no local depois de quase 10 anos - FOTO: Divulgação
Leitura:

Após o término da exposição Mestres da gravura, que foi encerrada no início de março, a Pinacoteca do Instituto Ricardo Brennand (IRB) volta a receber a exposição Paisagens brasileiras. Ela faz parte da coleção particular de Ricardo Brennand e inclui obras de pintores como os italianos Nicolao Antônio Facchinetti (1824-1900) e Giovanni Battista Castagneto (1851-1900) e o paulista Benedito Calixto de Jesus (1853-1927). 

Pinturas a óleo, gravuras e desenhos compõem a mostra, da qual fazem parte cerca de 200 obras. Nelas são representadas paisagens do Recife, Olinda, Rio de Janeiro, Santos e Salvador. Entre os destaques está o conjunto de onze pinturas de Facchinetti, que volta a ser exibido no local após quase dez anos. O artista mudou-se para o Brasil em 1849 e passou a morar no Rio de Janeiro.

Além de pintor, Facchinetti era desenhista, professor e cenógrafo. O IRB apresenta aos visitantes obras como o óleo sobre madeira Floresta virgem (1832) e o óleo sobre tela Vista de Santa Rosa de Niterói (1892).

 


Últimas notícias