ARTES VISUAIS

Filme 'Ohpera Muda', de Alejandra Riera, é exibido no Cinema do Museu

O projeto foi feito com a Cia. Teatral Ueinzz, criada com pacientes psiquiátricos do Instituto A Casa

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 13/07/2017 às 15:25
Divulgação
O projeto foi feito com a Cia. Teatral Ueinzz, criada com pacientes psiquiátricos do Instituto A Casa - FOTO: Divulgação
Leitura:

Quando conheceu a Cia. Teatral Ueinzz, criada com pacientes psiquiátricos do Instituto A Casa, a artista e diretora argentina radicada em Paris Alejandra Riera começou a tecer projetos em colaboração com o grupo. Desse contato, foi forjando o filme Ohpera Muda, que será exibido nesta quinta, a partir das 19h30, no Cinema do Museu, seguido de um debate. Um pouco antes, às 18h30, o filósofo Peter Pál Pelbart lança a nova edição do livro O Avesso do Niilismo – Cartografias do Esgotamento (N-1 Edições).

Ohpera Muda foi criado dentro do projeto Event and Duration, da plataforma holandesa de residências artísticas If I Can’t Dance, I Don’t Want To Be Part of Your Revolution. O filme é definido como o documento de uma experiência, com a data de 9 de julho de 2016. Começou a ser feito antes, com trechos exibidos na 31ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo, em 2014, em uma sessão no Parque Ibirapuera, onde foram recolhidos depoimentos e experiências. Um dos pontos de partida da obra é a remoção de uma estátua de Cristovão Colombo em Buenos Aires, forma também de pensar a construção e demolição da história.

“O filme traz questões da condição de vida das pessoas no mundo de hoje. É também a culminância da relação entre Alejandra e o grupo Ueinzz”, comenta o coordenador de Artes Plásticas da Fundação Joaquim Nabuco, Moacir Santos. Ohpera Muda vai ser apresentado na ocasião por Frédérique Bergholtz, diretor do coletivo If I Can’t Dance..., e, depois da exibição, debatido por Alejandra e Peter Pál Pelbart, que é também um dos criadores da Cia. Teatral Ueinzz.

LIVRO

A obra de Alejandra teve poucas exibições desde que ganhou a sua versão atual: uma na Holanda e duas em São Paulo ao longo da última semana. Além do filme, o evento na Fundaj vai ter os livros da editora N-1, incluindo a nova edição do livro de Peter Pál, que vai autografar os exemplares de O Avesso do Niilismo.

Últimas notícias