Comédia

'Os Farofeiros' estão prontos para invadir sua praia

Elenco de filme nacional esteve no Recife para fazer divulgação em sessão com o público

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 22/02/2018 às 5:00
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Elenco de filme nacional esteve no Recife para fazer divulgação em sessão com o público - FOTO: Foto: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

Está no dicionário. Farofeiro: substantivo masculino, adjetivo. Coloquialmente, é aquele “que conta vantagem ou alardeia coragem”. Pejorativamente, “aquele que mora longe da praia e ao frequentá-la, principalmente nos fins de semana, leva consigo uma sacola de comida, que contém, normalmente, frango com farofa”. Não importando a classe social, esta última definição está presente no dia-a-dia da maioria dos brasileiros. E é este cenário que será divertidamente exposto nos cinemas a partir do dia 8 de março, com um grande elenco, na comédia nacional Os Farofeiros.

Em turnê de pré-estreia por diversas capitais do País, parte do elenco esteve no Recife na última terça-feira (20) para promover e assistir ao longa perto do público. Horas antes de ir a um shopping na Zona Sul da cidade, Cacau Protásio (Jussara), Aline Riscado (Elen) e Maurício Manfrini (Lima), junto com o roteirista Paulo Cursino, atenderam a imprensa em um hotel em Boa Viagem.

Mais à vontade impossível, e com um astral elevado, o papo do casting com o Jornal do Commercio deu exatamente o clima bem-humorado do longa. “A gente se divertia, ria um com o outro, ajudava um ao outro. Podemos dizer que nós não íamos trabalhar, íamos nos divertir”, conta Cacau Protásio, conhecida do público como a eterna empregada Zezé da novela Avenida Brasil (Globo) e, mais recentemente, a Tereza da série Vai Que Cola, no canal fechado Multishow. “Foi a hora do recreio”, completou Maurício Manfrini, que faz sucesso com o personagem Paulinho Gogó n’A Praça é Nossa, exibido na TV Jornal/SBT.

Gravado em 40 dias em locações litorâneas do Rio de Janeiro como Itaipuaçu e Maricá e também em estúdio, Os Farofeiros conta a história dos amigos de trabalho que tentam fazer uma viagem de férias no fim do ano com suas famílias, mas acabam numa casa caindo aos pedaços localizada no meio do nada.

O longa faz questão de mostrar cenas típicas dos farofeiros, prometendo arrancar risos e reconhecimento do público: engarrafamentos quilométricos em carros apertados, ataques de mosquitos, disputas por um espaço na praia de areias lotadas. “Além da pesquisa, nos baseamos em experiências pessoais, de amigos nossos. É aquela coisa: Quem nunca farofou na vida? Eu brinco que até o Eike Batista já deve ter farofado, mas ele farofou em Mônaco”, diz o roteirista Paulo Cursino aos risos.

Reconhecida pelo corpo escultural exibido numa campanha de cerveja – que lhe rende até hoje o apelido de Verão – Aline Riscado se aventura nas telonas pela primeira vez e também admite conhecimento de causa com os farofeiros. “Acho que entre a família, principalmente, todo mundo tem um pouco de farofa. A minha, quando se junta, é uma farofada! Um falando mais alto que o outro, e come com a mão, ninguém tá nem aí para nada”, conta a atriz e modelo.

A sinergia do elenco, que ainda conta com Danielle Winits, Charles Paraventi, Antonio Fragoso, Nilton Bicudo e Elisa Pinheiro, faz com que não haja um clima de estrelismo no longa. “Na verdade, não tem protagonista. Todos os casais tiveram sua importância, as cenas divididas, ninguém apareceu mais do que ninguém. Foi tudo bem equilibrado”, afirma Maurício. O longa é dirigido por Roberto Santucci, responsável por sucessos da comédia nacional como as franquias De Pernas Pro Ar, Até Que a Sorte Nos Separe e Loucas Pra Casar.

Com a larga experiência destes atores com o humor, ficou difícil controlar o riso nas gravações e seguir o script. “Acho que se Santucci desse confiança, a gente improvisaria em todas as cenas, porque todo mundo tinha uma ideia, uma coisa para fazer e inventar na hora”, conta Cacau, provocando risos no elenco. “Qualquer semelhança com o roteiro é mera coincidência”, brincou o roteirista. A ideia, inclusive, é que Os Farofeiros renda continuidade numa nova franquia de filmes.

A descontração entre a equipe do longa era tanta que até para fazer fotos para esta matéria, após a entrevista, o clima foi o mais farofeiro possível. Desde a saída da sala de entrevistas, quando Maurício “arrastou” Cacau Protásio pela cadeira, e Aline registrando tudo nas redes sociais, até chegarmos ao rooftop do hotel, no heliponto, para os cliques. Uma pena que faltou o frango com farofa, uma pequena falha da nossa continuidade.

VEJA O TRAILER:

Últimas notícias