Mostra

Mostra de Cinema Europeu chega ao Recife nesta terça

As sessões acontecem na Aliança Francesa do Derby e no Instituto Cervantes

João Rêgo
Cadastrado por
João Rêgo
Publicado em 25/06/2019 às 13:39
Divulgação
As sessões acontecem na Aliança Francesa do Derby e no Instituto Cervantes - FOTO: Divulgação
Leitura:

A Mostra de Cinema Europeu chega ao Recife com dez produções de países diferentes. A programação tem início nesta terça (25) e segue até o sábado (29), contando com sessões gratuitas nos prédios da Aliança Francesa Derby e no Instituto Cervantes.

A mostra faz parte da 15º edição da Semana da Europa, ação promovida pela Eunic Brasil (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia) junto com a Delegação da União Europeia no Brasil.

O tema central escolhido para a edição deste ano foi “Futuro” – que de uma forma ou de outra perpassa os plots das produções escolhidas. A maioria das obras provocam discussões sobre o desenvolvimento e seu impacto nas cidades, no meio ambiente e nas relações sociais.

“Nossa missão principal é divulgar a cultura francesa e francófona, mas também estimular essa troca cultural com a Europa no geral” ressalta Amina Mazouza, diretora executiva da Aliança Francesa do Recife – que recebe o evento pela primeira vez. As exibições acontecerão no auditório André Malraux, sempre às 19h.

SESSÕES

Abrindo as sessões, terça, será exibida a produção húngara Liza, A Fada-Raposa, um misto de comédia e romance com tons surrealistas. Na quarta, é a vez do drama dinamarquês Darling, seguido, na quinta, por um dos destaques da mostra: o documentário Bikes Versus Carros, do ex-correspondente internacional e colunista sueco Fredrik Gertten.

A programação na escola francesa será encerrada na sexta com uma sessão dupla: o apocalíptico curta croata O Último Poço, exibido às 17h30, acompanhado pelo inspirador doc francês O Que Estamos Esperando?, de Marie-Monique Robin.
A cineasta já dirigiu filmes como Veneno Nosso de Cada Dia e O Mundo Segundo a Monsanto – todos com um olhar crítico acerca dos impactos sociais e ambientais causados por empresas internacionais.

No Instituto Cervantes, a programação segue a mesma estrutura com sessões às 19h. O primeiro será o cipriota Amanhecer em Kimmera. Na quarta é a vez do italiano The Startup – Dá Play no seu Futuro elucidar discussões acerca das relações trabalhistas e suas transformações nesta década. Em seguida, na quinta, o instituto exibe o filme A Construção do Futuro – 100 anos de Bauhaus. O doc visita o legado da importante escola de arte e arquitetura alemã para repensar tendências do mercado habitacional atual. Na sexta, será exibido o romance espanhol Os Exilados Românticos, com a mostra encerrando no sábado, às 15h, com o documentário irlandês O Galho de Prata.

A programação completa, além das sinopses dos filmes, podem ser conferidas no site www.semanadaeuropa.org/recife.

Últimas notícias