Eslovênia

Cinema da Fundação exibe Mostra de Cinema Esloveno

Em parceria com a Embaixada Eslovena no Brasil e o consulado do país em Pernambuco, a Fundação Joaquim Nabuco exibirá oito produções eslovenas desta década

João Rêgo
Cadastrado por
João Rêgo
Publicado em 22/05/2019 às 12:33
Reprodução
Em parceria com a Embaixada Eslovena no Brasil e o consulado do país em Pernambuco, a Fundação Joaquim Nabuco exibirá oito produções eslovenas desta década - FOTO: Reprodução
Leitura:

As distâncias entre Recife e Eslovênia serão encurtadas pelas telas do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco. Através de uma parceria com a Embaixada Eslovena no Brasil e o consulado do país em Pernambuco, a Fundaj exibirá a Mostra de Cinema Esloveno, na sala Museu, em Casa Forte. No total, o público poderá assistir a oito produções do país, em sessões de hoje até domingo (26), com entrada gratuita.

“São poucas as oportunidades de exibir obras eslovenas por aqui. Ficamos muito felizes de trazer uma mostra com várias delas, e também de ver uma repercussão boa desde que começamos a divulgá-la. A receptividade do público nas redes sociais tem sido excelente” conta a coordenadora do Cinema da Fundação, Ana Farache, que ressalta ainda a chance de os pernambucanos conferirem uma filmografia não tão conhecida por aqui. “Constatamos que mesmo entre o nosso público, poucos conhecem o cinema do país – que, por sinal, é reconhecido como consistente tanto nos temas abordados, como na qualidade técnica da produção”.

O sentimento de ineditismo e introdução à cinematografia eslovena também é compartilhado pelo Cônsul da República da Eslovênia em Pernambuco, Rainer Michael. Para ele, como primeira mostra do país no Nordeste, “o evento tem uma grande força em estimular o cinema jovem que está sendo estabelecido na Eslovênia”.

“Estamos oferecendo um intercâmbio com a sétima arte entre os países. Uma verdadeira troca de experiências. A certeza é de que devemos expandir esse tipo de ação” completou.

FILMES

Os filmes escolhidos para compor a programação são todas desta década – capturando, como dito pelo cônsul, as tendências do cinema jovem que vem se estabelecendo no país.

Para abrir as exibições, hoje às 20h, foi escolhida a produção O Inimigo da Turma – representante esloveno no Oscar de 2014. O filme é inspirado em eventos que ocorreram na escola secundária do próprio diretor, Rok Bicek. No longa, o cineasta traça um estudo psicológico sobre a coletividade de grupos e a sua propensão de, em momentos de crise, eleger potenciais inimigos.

As alegorias políticas, no entanto, não são a tônica do catálogo da mostra – que conta com uma boa diversidade temática. Um dos destaques, Fazemos da Nossa Maneira, por exemplo, é um aula sobre como olhar a vida, o amor e a natureza de outras formas. Ainda destacam-se o road movie Uma Viagem, de Nejc Gazvoda, Pânico, da diretora Barbara Zemljic, além de outras obras que podem ser conferidas, juntas na programação completa, no site cinemadafundacao.com.br.

Últimas notícias