A História Secreta das Histórias em Quadrinhos estreia no canal AMC

Série de Robert Kirkman é formada por seis episódios, o primeiro deles sobre a Marvel

Ron Jaffe/AMC/Divulgação
Série de Robert Kirkman é formada por seis episódios, o primeiro deles sobre a Marvel - FOTO: Ron Jaffe/AMC/Divulgação

"Se não houvesse Jack Kirby e Stan Lee no lugar certo, e no tempo certo, não estaríamos falando hoje sobre a Marvel Comics", sentencia um dos entrevistados do primeiro episódio da série A História Secreta das Histórias em Quadrinhos de Robert Kirkman, que estreia nesta terça-feira (21/11), às 21h30 (horário de Brasília), no canal AMC. Uma frase como essa poderia ser aplicada a várias outras situações, mas adquire um sentido mais profundo quando se lembra que Stan Lee estava pensando em desistir dos quadrinhos na época.

Os Poderosos Desajustados que Criaram a Marvel mostra não apenas o surgimento da editora, mas também o nascimento de personagens famosos como o Capitão América, o Homem Aranha e os integrantes do Quarteto Fantástico. A relação da Marvel com seus leitores, a concorrência com a DC Comics e a relação entre Stan Lee, Jack Kirby e Steve Ditko estão entre os assuntos abordados.

"É um universo de histórias incríveis que impulsionaram a cultura pop durante décadas. Ser capaz de explorar os cantos escondidos deste mundo me levou a descobrir segredos que eu não sabia", afirma Robert Kirkman, que produz a série junto com David Alpert, Bryan e Sean Furst, Daniel Junge e Rory Karpf.

Sem perder o fio da meada, A História Secreta das Histórias em Quadrinhos consegue transitar entre assuntos mais amplos, como a recepção das HQs pelo público americano em determinada época, e detalhes como a coluna Stan’s Soapbox, uma das coisas idealizadas por Stan Lee para que os leitores sentissem próximos das pessoas que trabalhavam na Marvel. 

Além dele, Patty Jenkins, Lynda Carter e Kevin Smith são alguns dos que deram entrevistas exclusivas para a série. Os realizadores também resgataram depoimentos de arquivos, reproduziram quadrinhos antigos e reconstituem algumas das cenas citadas no decorrer dos episódios com animações. 

Quanto aos temas, o que é comentado no primeiro episódio sobre o que ocorreu com Jack Kirby na Marvel permite construir uma ponte com o que é trabalhado na última parte da série, intitulada Image Comics: Declaração de Independentes.

O próximos episódios são exibidos às terças-feiras, no mesmo horário (confira a lista abaixo): O canal AMC, que já era oferecido pela Sky, chegou à Net e Claro TV. Para 2018 estão previstas as estreias de A História da Ficção Científica de James Cameron, A História do Terror de Eli Roth e O Anuário do Rap.

A História Secreta das Histórias em Quadrinhos de Robert Kirkman

OS PODEROSOS DESAJUSTADOS QUE CRIARAM A MARVEL (THE MIGHTY MISFITS WHO MADE MARVEL)
Terça-feira (21/11), às 22h30.
Stan Lee e Jack Kirby criaram a Marvel Comics na década de 1960, com ênfase em pessoas reais e em questões sociais, mas quando o sucesso chegou, a parceria se desfez. Stan Lee, Jack Kirby, Kevin Smith, J. K. Simmons, Famke Janssen, Steve Ditko, Lauren Shuler Donner e Jim Shooter estão entre os convidados do episódio.

A VERDADE SOBRE A MULHER MARAVILHA (THE TRUTH ABOUT WONDER WOMAN)
Terça-feira (28/11), às 22h30.
O Professor William Marston, criador da Mulher Maravilha, teve uma vida controversa que incluiu um relacionamento sadomasoquista experimental entre ele, sua esposa e uma aluna. Lynda Carter, Chris Patrick-Simpson, Madison Cipparone, Morgana Wyllie, Jason Stevens, Patty Jenkins, Michelle Rodriguez e Lucy Lawless são alguns dos participantes do episódio.

AS PROVAÇÕES DE SUPERMAN (TRIALS OF SUPERMAN)
Terça-feira (5 /12), às 22h30.
Jerry Siegel e Joe Schuster criaram o Superman, um herói diferente de tudo que o mundo já havia visto. Contudo, um contrato
ruim os levou a passarem suas vidas lutando por dinheiro e reconhecimento. Brendan Taylor, Blaine Anderson, Byron Noble, Kevin Smith, Neal Adams e Richard Donner, entre outros, foram entrevistados para o episódio.

11/09: CIDADE DE HERÓIS (9/11: CITY OF HEROES)
Terça-feira (12/12), às 22h30.
O 11 de setembro mudou para sempre os Estados Unidos e a indústria de histórias em quadrinhos. As histórias em quadrinhos
analisaram tanto o medo como a frustração que se seguiram ao ataque, ao Patriot Act e à reação da população a esse trágico evento. A lista de convidados do episódio inclui Jonathan Nolan, David Goyer, Famke Janssen, J.K. Simmons, Van Jones, Christos Gage, Kevin Smith e Wally Pfister.

A COR DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (THE COLOUR OF COMICS)
Terça-feira (19/12), às 22h30.
Um grupo de artistas saiu da Marvel para criar a Milestone Comics, a primeira empresa afro-americana de histórias em quadrinhos. A empresa fechou quando o setor decaiu, mas está sendo reaberta maior do que nunca. Entre entrevistados estão Denys Cowan, Derek T. Dingle, Dwayne McDuffie, Michael Davis, Wayne Brady, Method Man, Christopher Priest, Reginald Hudlin
e Paul Levitz.

IMAGE COMICS: DECLARAÇÃO DE INDEPENDENTES (IMAGE COMICS: DECLARATION OF INDEPENDENTS)
Terça-feira (19/12), às 23h30.
Um bando de artistas descontentes saiu da DC Comics para formar a Image, uma nova empresa na qual criadores como Robert Kirkman podiam reter o controle criativo dos seus personagens. Há depoimentos de pessoas como Todd McFarlane, Rob Liefeld,
Jim Lee, Erik Larsen, Jim Valentino, Marc Silvestri, Whilce Portacio e Kevin Smith.

Últimas notícias