Marvel - O Justiceiro expande universo de Frank Castle na Netflix

Atuação de Jon Bernthal em Demolidor garantiu ao personagem Frank Castle uma série própria

Jessica Miglio/Netflix/Divulgação
Atuação de Jon Bernthal em Demolidor garantiu ao personagem Frank Castle uma série própria - FOTO: Jessica Miglio/Netflix/Divulgação

A performance do ator Jon Bernthal como Frank Castle na segunda temporada de Marvel - Demolidor (2016) modificou o que estava previsto na parceria da empresa com a ABC Studios e a Netflix. A ideia era lançar as séries Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro para, em seguida, reunir os protagonistas em Os Defensores. Isso aconteceu como planejado, é verdade, mas o personagem sem superpoderes, que estava furioso após a morte de sua família, acabou ganhando uma produção própria. Marvel - O Justiceiro estreia hoje na plataforma de streaming, com os 13 episódios disponibilizados de uma vez.

"Ele (Jon) abraça o papel com muita seriedade e vai fundo na raiz do que move o personagem. Ele também tem o raro talento de incorporar todos os elementos de um herói da Marvel - grande força, drama, a habilidade de fazer humor leve e ao mesmo tempo ser um tremendo durão", afirma Jeph Loeb, diretor de TV da Marvel.

"No final de Demolidor, Frank finalmente havia posto o traje e ia sair por aí sendo o Justiceiro, enquanto quase todo mundo em Nova Iorque pensava que ele estava morto", lembra o showrunner da série, Steve Lightfoot. "Queríamos achar um jeito de 'resetar' Frank e fazer desta temporada algo próprio. De certo modo, queríamos aposentá-lo no começo, de modo que pudéssemos encontrar uma razão para trazê-lo de volta à circulação. Sou grande fã de filmes de faroeste, e nosso piloto desde o começo foi uma versão de Os Brutos Também Amam. Ele é o pistoleiro que está na paz, trabalhando na fazenda, quando os bandidos chegam à cidade. Em Demolidor, Frank sempre esteve numa missão, ele estava buscando vingança, então você só viu um pedaço dele. Preencher o resto do homem foi a melhor parte de fazer O Justiceiro", completa.

Um dos temas-chave que a série aborda é a ideia de fantasmas da guerra e de como países e governos lidam com as consequências das ações que promovem no plano internacional. "Acho que esses caras estão lá colocando suas vidas em risco, permitindo que vivamos confortavelmente e criemos essa realidade para nós. Acho que essa nova série realmente mergulha no que acontece quando esses dois mundos se unem e como é para esses bravos homens e mulheres quando transitam de um mundo para o outro. Esse é certamente o tema da história de Frank. Aprendemos sobre os horrores que ele enfrentou no exterior, mas a ironia e a tragédia da vida de Frank é que os verdadeiros horrores apareceram quando ele voltou para casa", afirma Jon Bernthal.

Elenco

O elenco de Marvel - Demolidor (2016) traz de volta Deborah Ann Woll, no papel de Karen Page, junto a outros atores. Lewis Walcott, por exemplo, interpreta Daniel Webber, um jovem veterano de guerra com dificuldades para se reintegrar à sociedade civil. No papel de William Rawlins, um membro graduado da CIA, está Paul Schulze.

Confira o que alguns atores disseram sobre seus personagens na série:

Deborah Ann Woll (Karen Page): “Tenho muito orgulho de ser parte desta história, porque acho que ela explora algumas questões com a mente aberta e de um ponto de vista pessoal e específico. Você trava contato com uma ampla gama de pessoas que tiveram traumas similares e vê como cada uma delas os superou."

Amber Rose Revah (Dinah Madani): "O que torna algo aceitável? A legalidade? Isso torna algo aceitável moralmente? E numa guerra? E numa luta?", questiona a atriz, que interpreta uma agente do Departamento de Segurança Interna (Homeland Security) dos EUA. “Todas essas áreas são cinzentas porque você está lidando com a vida e a morte. Só porque o governo disse que algo é OK, isso significa necessariamente que é correto e que é a coisa certa a fazer? Como alguém reconcilia isso com a sua moral pessoal?", continua ela.

Ebon Moss-Bachrach (David "Micro" Lieberman, um exanalista da Agência Nacional de Segurança). "Vemos um personagem sem lealdade a ninguém, que passou meses e meses tentando achar Frank Castle", diz Moss-Bachrach, que completa: "Ele vai atrás dele porque sente que eles têm inimigos comuns e, ao buscar a ajuda de Frank, ele vê essa como a única chance de voltar para sua família. Micro é um homem que, de muitas maneiras, sacrificou sua família para que ela pudesse viver no mundo que ele queria para ela. Ele ainda não se decidiu se fez a escolha certa ou não".

Jaime Ray Newman (Sarah Lieberman, esposa de Micro). "Ele (Jon) é o melhor parceiro de cena para se ter, tão colaborativo e aberto, e cada momento é inesperado e espontâneo. Eu senti a responsabilidade de Sarah realmente carregar o peso da morte do
marido e fazer o máximo para não deixar a família afundar. A diversão de interpretá-la é que ela caminha na tênue linha entre sentir muita falta de Micro e estar furiosa com o fato de que ele morreu por uma 'causa', deixando mulher e filhos para trás. Sarah é uma alma corajosa, alguém que tinha uma vida perfeita e de repente roubaram tudo isso dela. Ela tem muito a enfrentar ao longo da temporada, e eu a valorizo por se tornar uma leoa e proteger seu orgulho."

Michael Nathanson (Sam Stein): "Eu vejo Sam como uma espécie de Obi-Wan Kenobi judeu, que costuma usar um senso de humor afiado como escudo", explica Nathanson. "Lá no fundo, ele tem um código moral muito forte e age como um guia espiritual para Dinah. Suas decisões passadas também o assombram, e no fundo ele quer que sua vida signifique alguma coisa. Quando Dinah aparece na vida dele, ele começa a achar seu propósito. Sam foi um personagem muito divertido de interpretar, eu o vejo como uma espécie de homenagem aos tipos detetivescos anti-heróis dos anos 1970, como Elliott Gould em O Perigoso Adeus. Como todos os homens na série, acho que Sam desesperadamente busca um senso de pertencimento, mas está sempre lutando com seus demônios."

Ben Barnes (Billy Russo). "Billy e Frank eram melhores amigos em seu tempo em Kandahar, no Afeganistão", diz. "Acho que Billy de início se impressionou pela habilidade e força de Frank. Billy não é um cara que geralmente se impressiona com qualquer
coisa, porque ele tem muita confiança em quem ele é e em suas próprias capacidades. Ele sabe que tem força para atingir qualquer coisa, mas há algo singular no vigor e na potência de Frank que chama sua atenção e faz com que ele estabeleça uma conexão. Eles se tornaram muito próximos por causa disso".

Últimas notícias