O apagar da luz de Graça Araújo

No último dia da jornalista em vida, ela cumpriu uma rotina agitada, como sempre; Para os colegas de trabalho, era mais um dia de vida para uma profissional atenta e sorridente

Foto: TV Jornal/Reprodução
No último dia da jornalista em vida, ela cumpriu uma rotina agitada, como sempre; Para os colegas de trabalho, era mais um dia de vida para uma profissional atenta e sorridente - FOTO: Foto: TV Jornal/Reprodução

A quinta-feira, 6 de setembro de 2018, começou travestida de rotina. Era mais um dia na regrada e corrida vida da jornalista e apresentadora Graça Araújo. Disciplinada como era, acordou religiosamente às 5h da manhã, já acionando a redação do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação via WhatsApp. Ali, já compartilhava e recebia informações para estruturar mais uma edição do TV Jornal Meio-Dia, que começaria logo mais. Mal sabíamos, nem ela própria, que seríamos obrigados a viver aquele que seria o seu último dia em vida.

Graça chegou à sede da TV Jornal pontualmente às 8h da manhã. Foi direto para a redação do telejornal conversar com a equipe. Estava prestes a encerrar uma semana especial, em que comandou com uma série de sabatinas com os candidatos ao governo do Estado. Naquele dia, Simone Fontana (PSTU), foi a última da agenda. Ao chegar no camarim para fazer cabelo e maquiagem com a amiga Joane Silva, fazia reunião de pauta com Maria Luiza Borges, Diretora de Conteúdos Digitais do SJCC, e Diana Moura, da Rádio Jornal.

“Geralmente fazemos isso na sala da maquiadora Joane. Conversamos muito, inclusive sobre pautas especiais, principalmente sobre a questão do Setembro Amarelo (prevenção ao suicídio), pois ela era muito preocupada com as questões de saúde, para buscar ajuda. Pedia sensibilidade no assunto, uma abordagem de forma respeitosa para conscientizar sobre os problemas dos outros. Ela estava superbem. Era um dia normal na vida de Graça Araújo. Estava ótima, não reclamava de dor de cabeça, nem nada”, relata Maria Luíza.

Às 11h, ela subiu na Rádio Jornal para antecipar alguns destaques do TV Jornal Meio-Dia na Super Manhã, apresentado por Geraldo Freire, um dos grandes amigos da jornalista. “Eita! Vem, Graça”, anunciou o radialista para entrada do flash, que durou pouco menos de dois minutos. Em seguida, desceu para o Estúdio C para dar início ao telejornal.

“Era o último dia de sabatina aos candidatos do Governo. Nós tínhamos combinado que eu ficaria sempre no ponto eletrônico orientando ela. Graça saiu do estúdio sorridente, mais que o normal naquele dia, bastante alegre. Ela nem quis verificar a audiência naquele dia, algo que sempre fazia diariamente. Estava especialmente feliz e ansiosa com o feriado”, comentou Monica Carvalho, Coordenadora de Conteúdo da TV Jornal.

Após o fim do telejornal, mais uma reunião no camarim para avaliar a sabatina. Beatriz Ivo, Diretora de Jornalismo da TV e Rádio Jornal, esteve presente: “Fizemos uma reunião para avaliar tudo o que foi feito na semana. Graça aproveitou e comeu lá mesmo a marmita de comida saudável que sempre trazia para almoçar. Depois foi falar com a produção da rádio. Era um dia, jornalisticamente, bem agitado. Ela era uma pessoa rigorosa, mas de sorriso no rosto. Ela sempre me chamava de Bibi, e eu, de Greicilane (nome de batismo). Falamos também da expectativa para o feriadão, a boa para o fim de semana. A convivência era de chefe mas, principalmente, de amiga”.

No início da tarde, Graça Araújo voltou à Rádio Jornal para comandar mais uma edição do programa Rádio Livre, que vinha acompanhado do famoso quadro Consultório de Graça. “Era um dia normal. A gente jamais imaginava o que ia acontecer. Apresentamos o programa na rádio juntos no primeiro horário (das 14h às 15h). Ela até reclamou do ar-condicionado do estúdio que estava frio, algo que reclamava em tom de brincadeira, como sempre. Na hora do Consultório (das 15h às 16h), me despedi normalmente. Ao sair do estúdio, peguei umas fichas e ainda trocamos olhares. Foi ali o meu último contato com Graça”, afirmou o jornalista e apresentador Rafael Souza.

O tema do Consultório de Graça naquele dia era “Superendividados”. A apresentadora recebeu a juíza Karina Aragão e o educador financeiro Leandro Trajano. No último bloco, atendeu cinco ouvintes. O último foi Domingos, de Camocim de São Félix, querendo saber administrar um “imprevisto” que surgiu em suas finanças. Em seguida, falou: “Cabou o nosso tempo”, e se despediu dos convidados.

"Primeiro a academia, depois a farra"

Saindo do ar, Graça Araújo foi se arrumar para a terceira rotina do dia: a academia, evidenciando o seu cuidado com a saúde. “Era uma cena que se repetia todo dia. Ela estava animadíssima, radiante, e sempre elegante para ir à academia, logo após o programa de rádio. Nos cumprimentamos e nos despedimos, como sempre”, conta Laurindo Ferreira, Diretor de Redação do Jornal do Commercio.

Quem também a viu pronta para mais um dia de malhação no SJCC foi, mais uma vez, Monica Carvalho: “Nos encontramos quando eu estava prestes a pegar a estrada para João Pessoa. Ainda brinquei sobre a necessidade dela ir malhar na véspera de feriado. ‘Não, Moni, primeiro a academia, depois a farra’, respondeu. Além do papo pessoal, conversamos muito sobre o piloto para o debate dos governadores da TV. Estava tudo agendado para esta segunda-feira (10), às 14h, e ela não ia apresentar o programa de rádio. Comentei o quanto este ano seria mais tranquilo devido às regras mais flexíveis e ela sugeriu algumas coisas. Estava superanimada com o debate e o piloto que íamos fazer”.

E assim como o dia anoitece, a luz de Graça Araújo se apagou por volta das 17h40, quando começaram a surgir as primeiras informações de que ela teria passado mal na Academia Corpo Livre, em Boa Viagem. O que sucedeu depois disso, todos sabem. O fato é que aquela quinta-feira, que tinha tudo para ser só mais um dia rotineiro, se tornou o início da despedida da jornalista e apresentadora que fez história na comunicação de Pernambuco por quase 30 anos. E isso não estava pautado por ninguém, apenas pelo destino.

Últimas notícias