Na volta do Acústico MTV, reveja 10 performances memoráveis

Formato musical de sucesso voltará à TV fechada em 2019

Foto: Divulgação
Formato musical de sucesso voltará à TV fechada em 2019 - FOTO: Foto: Divulgação

Após a confirmação de que a MTV Brasil, agora na TV fechada, voltará a produzir o formato Acústico MTV em 2019, o Jornal do Commercio traz para você uma lista de dez performances memoráveis do projeto musical que foi sucesso nos anos 1990 e na primeira década de 2000. Confira.

TOP 10 ACÚSTICO MTV

1) Legião Urbana - Hoje a Noite Não Tem Luar (1992)

Gravado originalmente em janeiro de 1992, o álbum só foi lançado em 1999. Foi o segundo Acústico gravado pela MTV (o primeiro foi Barão Vermelho) e o primeiro disco ao vivo da banda liderada por Renato Russo. Com apenas dois violões e percussão, a banda tocou vários sucessos como Índios, Pais e Filhos e Faroeste Caboclo, mas foi a versão de Hoy Me Voy Para Mexico, da boyband Menudo, um dos grandes sucessos do disco, transformada numa bela balada de voz e violão.

 

2) Capital Inicial - Primeiros Erros (2000)

O Teatro Mars em São Paulo foi o palco da gravação do Acústico MTV Capital Inicial no dia 21 de Março de 2000. O projeto emplacou várias músicas nas rádios e foi considerado a grande retomada da banda de Brasília às paradas de sucesso. Entre as 14 faixas gravadas, a performance de Primeiros Erros, com participação de Kiko Zambianchi, é uma das mais marcantes.

 

3) Cássia Eller - O Segundo Sol (2001)

Dirigido por Nando Reis e Luiz Brasil, o Acústico MTV Cássia Eller foi gravado nos dias 7 e 8 de Março de 2001, em São Paulo. Este é o disco mais vendido da carreira da cantora carioca, com vendagens superiores a 1 milhão de cópias. O projeto ainda levou o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Rock Brasileiro em 2002. Entre os muitos sucessos emplacados deste trabalho - o último lançado por Cássia Eller em vida - pode se destacar o hit O Segundo Sol.

 

4) Kid Abelha - Como Eu Quero (2002)

Gravado no Pólo de Cinema e Vídeo, do Rio de Janeiro, em 18 de setembro de 2002, o Acústico da banda Kid Abelha também é um dos discos mais vendidos do projeto até hoje. O álbum faz um apanhado geral da carreira, trazia canções inéditas e covers de Claudinho & Buchecha, Cazuza e Leone. Produzido por George Israel e Paul Ralphes, um dos destaques do trabalho foi a releitura do sucesso Como Eu Quero, com a participação de Edgard Scandurra, do Ira!.

 

5) Charlie Brown Jr. - Não é Sério (part. Negra Li) [2003]

Um dos acústicos mais improváveis de acontecer, a banda paulista Charlie Brown Jr. surpreendeu o público e crítica com sua versão desplugada. O projeto do conjunto de rock liderado por Chorão foi gravado no mesmo lugar do Acústico do Capital Inicial nos dias 5 e 6 de agosto de 2003. Além dos bons arranjos de seus sucessos, o cenário também chamou atenção ao trazer algo semelhante a uma igreja medieval e vitrais ilustrando mulheres, praia e skate. Entre as 21 músicas gravadas, a regravação de Não é Sério, com a participação de Negra Li, é um dos achados do disco.

 

6) Ira! - Eu Quero Sempre Mais (part. Pitty) [2004]

Gravado dos dias 24 e 25 de Março de 2004, no Estúdio Lokall, em São Paulo, o Acústico MTV Ira! é considerado o disco mais bem sucedido da história da banda liderada por Nasi, com vendas superiores à 300 mil cópias vendidas. Com produção musical de Rick Bonadio, a regravação de Eu Quero Sempre Mais, do disco 7 (1996), foi o grande hit radiofônico do disco, que trouxe a participação da cantora Pitty.

 

7) Sandy e Junior - Inesquecível (2007)

O Acústico MTV de número 30 foi marcado por um projeto de despedida da dupla Sandy & Junior dos palcos após 17 anos de carreira. O programa foi gravados nos Estúdios Quanta e Motion, nos dias 5 e 6 de junho de 2007, em São Paulo. Junior Lima assinou a produção musical do disco junto com Paul Ralphes. Ao repaginar sucessos que passaram por várias fases da dupla e inéditas, a releitura de Inesquecível é um dos destaques do álbum.

ACÚSTICOS GRINGOS

8) Nirvana - Come As You Are (1994)

Um dos acústicos internacionais mais emblemáticos é o Nirvana - MTV Unplugged in New York. Gravado em novembro de 1993 no Sony Music Studios, com direção de Beth McCarthy, o programa foi ao ar menos de um mês depois, no dia 14 de dezembro. O disco, no entanto, só foi lançado em novembro de 1994, após a morte do vocalista Kurt Cobain, em abril do mesmo ano. O Acústico do Nirvana é um dos mais históricos devido à resistência de Kurt antes e durante a gravação do projeto, além do cenário "macabro" sugerido pelo vocalista, que queria um clima de "funeral". Nas 14 faixas gravadas em apenas uma tomada, o hit Come As You Are, de 1992, é um dos principais sucessos do disco.

 

9) The Corrs - Only When I Sleep (1999)

Em outubro de 1999, a banda irlandesa The Corrs gravou o seu MTV Unplugged no Ardmore Studios. Considerado os novos "The Carpenters", o projeto emplacou vários sucessos, entre eles o hit Only When I Sleep, que estourou no Brasil ao fazer parte da trilha sonora da sétima temporada de Malhação, da TV Globo, no ano 2000.

 

10) A-Ha - Take On Me (2017)

Um dos acústicos mais recentes, o MTV Unplugged – Summer Solstice é o quarto álbum ao vivo e o primeiro acústico da banda norueguesa A-Ha. O projeto foi gravado nos dias 22 e 23 de Junho de 2017 no Harbour Hall do Ocean Sound Recordings em Giske, na Noruega. 21 canções foram gravadas para o disco entre sucessos, covers e inéditas, mas é a regravação de Take On Me um dos grandes destaques do álbum, que acabou entrando na trilha sonora do filme Deadpool 2 (2018).

Últimas notícias