25 anos de estreia do 'Xuxa Park': o programa que terminou em chamas

Atração que ia ao ar nas manhãs de sábado da Globo apresentado por Xuxa Meneghel marcou época, mas teve um acidente como um triste fim de sua trajetória

Foto: YouTube/Reprodução
Atração que ia ao ar nas manhãs de sábado da Globo apresentado por Xuxa Meneghel marcou época, mas teve um acidente como um triste fim de sua trajetória - FOTO: Foto: YouTube/Reprodução

No dia 4 de junho de 1994, estreava na TV Globo o programa Xuxa Park, apresentado por Xuxa Meneghel. Dedicado ao público infantojuvenil nas manhãs de sábado, o programa ficou no ar até janeiro de 2001, quando teve sua trajetória interrompida por um incêndio que gerou pânico nas 300 pessoas que ocupavam o estúdio F do Projac, no Rio de Janeiro.

Segundo informações do portal Memória Globo, Xuxa Park era dividido em oito blocos, tinha quatro horas de duração e misturava brincadeiras, números musicais e desenhos animados.

Com direção geral de Marlene Mattos, o horário de exibição do programa variou ao longo dos anos. Em janeiro de 1995, Xuxa Park passou a dividir as manhãs de sábado com o infantil TV Colosso (1993), sendo exibido a partir das 10h45. Em abril de 1995, o horário foi alterado para as 9h50; e em julho de 1996, o programa passou a ser transmitido a partir das 9h.

Xuxa Park contava com um animado auditório, além das crianças que ficavam no palco ao redor da apresentadora. Para garantir a organização e a animação do programa, Xuxa contava com a participação das Paquitas, ajudantes que se consagraram no programa Xou da Xuxa (1986); das gêmeas Roberta e Mariana Richard, as Irmãs Metralha, que também já haviam trabalhado em outros programas da apresentadora; e do Gênio Eugênio (Paolo Pacelli), o novo personagem da turma.

PRODUÇÃO

Ainda de acordo com o Memória Globo, Xuxa Park era inteiramente gravado no Teatro Fênix, no bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. O cenário inicial abrigava um moderno parque de diversões, cheio de luzes, túneis, naves espaciais e brinquedos que giravam em todas as direções. Xuxa descia de um elevador em forma de disco voador. Ao fundo, havia um palácio de cristal.

Em 1995, os cenários foram modificados. O palácio de cristal, no entanto, continuou sendo a principal referência. A novidade era a realização das brincadeiras nos jardins do palácio. Foi também construído um chafariz em volta de uma pira, simbolizando os elementos naturais fogo e água. Para entrar em cena, Xuxa saía de dentro de uma pirâmide.

Em setembro de 1999, os cenários do Xuxa Park foram reformulados, a começar pelo tamanho. O programa passou a ser gravado no Projac, em Jacarepaguá, e todo o espaço do estúdio foi utilizado, deixando apenas pequenos acessos laterais. O cenógrafo João Cardoso, responsável pela cenografia da atração, recobriu o espaço – que tinha cerca de 1.000m² com 20m de altura – com painéis coloridos que lembravam outros planetas onde se espalhavam brinquedos.

O cenário tinha um estilo futurista e sua concepção foi baseada na proximidade do novo milênio. Na barriga de um dragão foi colocada uma grande cama elástica, coberta com bolas de plástico, e o trenzinho que passeava ao redor do parque se transformou em pequenas naves espaciais presas aos trilhos. A nave da apresentadora surgia de dentro de uma abóbada de luzes, saindo do chão, como se estivesse chegando ao planeta.

O TRÁGICO FIM DO XUXA PARK

O sucesso do Xuxa Park foi interrompido abruptamente numa quinta-feira, no dia 11 de janeiro de 2001, quando um incêndio causado por um curto-circuito interrompeu a gravação do último bloco do programa, no estúdio F do Projac, ferindo 26 pessoas. Segundo o portal Memória Globo, o fogo destruiu os cenários da atração, gerando pânico entre as 300 pessoas que estavam no estúdio – entre elas, 200 crianças.

Xuxa gravava o último bloco do programa e dançava em cena, sem perceber o fogo ao fundo do estúdio, quando os bombeiros e seguranças começaram a agir. As vítimas sofreram queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus. Os casos mais graves foram os de Thamires Gomes Valleja, de 7 anos, que ficou presa numa roda-gigante, e de Leonilson Vieira, segurança particular de Xuxa, que resgatou a menina e outras crianças. Ambos se recuperaram dos ferimentos depois de um longo período de internação e operações plásticas custeadas pela Rede Globo.

Após o acidente, o Xuxa Park foi substituído pelo Festival de Desenhos no sábado seguinte (13/01/2001), sem a apresentadora, e nunca mais voltou ao ar.

Últimas notícias